quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Definição de Dificuldades de Aprendizagem

Desde a primeira definição proposta por Kirk em 1962 até hoje muitas tentativas de definição foram feitas, umas mais consensuais do que outras. A seguir são apresentadas aquelas que são mais completas ou que reúnem mais consenso, podendo vir a tornarem-se na definição das DA aceite por todos.
Definição do U. E. Office of Education (1977):
“O termo dificuldade de aprendizagem significa uma desordem num ou mais dos processos psicológicos envolvidos na compreensão ou no uso da linguagem, falada ou escrita, que se pode manifestar por uma habilidade imperfeita para ouvir, falar, ler, escrever, soletrar, ou para fazer cálculos matemáticos.
O termo inclui condições tais como desvantagens (handicaps) perceptivas, lesão cerebral, disfunção cerebral mínima, dislexia e afasia desenvolvimental.
O termo não inclui crianças que têm dificuldades de aprendizagem que são primariamente resultado de desvantagens (handicaps) visuais, auditivas, ou motoras, ou deficiência mental, ou distúrbios emocionais, ou desvantagem envolvimental, cultural ou económica”.
Esta definição inclui uma segunda parte que determina os critérios para identificar os indivíduos com DA – critérios de discrepância e de exclusão:
1º - Critério de discrepância (ligado a componentes académicas) - o indivíduo pode ser considerado como tendo dificuldades de aprendizagem se:
a)não alcançar resultados proporcionais à sua idade e capacidades numa ou mais das sete áreas específicas (referidas em b), quando lhe são proporcionadas experiências de aprendizagem adequadas a esses dois aspectos;
b) apresentar uma discrepância significativa entre a realização escolar e a capacidade intelectual numa ou mais das seguintes áreas: expressão oral, compreensão auditiva, expressão escrita, capacidade de leitura básica, compreensão na leitura, cálculo matemático e raciocínio matemático.
2º - Critério de exclusão – permite verificar que o indivíduo não tem um problema de aprendizagem específico, quando a discrepância severa entre o potencial e o rendimento é devida a: deficiência visual, auditiva ou motora; deficiência mental; distúrbio emocional; desvantagem envolvimental, cultural ou económica.

Dr.ª Anabela Carvalho 02-10-2009

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