segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Síndrome de Klinefelter

É uma Síndrome com causa desconhecida, apesar de alguns estudos realizados pelo Dr. Terry Hassold, nos Estados Unidos.
Foi descrita pela primeira vez, em 1942, pelo Dr. Harry Klinefelter e consiste numa alteração genética que afecta indivíduos do sexo masculino que apresentam um cromossoma X adicional (47, XXY) que é a causa mais frequente do hipogonadismo e infertilidade nesses indivíduos.
Prevê-se que afecte 1 em cada 1000 indivíduos do sexo masculino.


(Scepan et al., 1993; Amory, Anawalt, Paulsen, 2000; Smyth, 2000; Nussbaum, 2002)


A Síndrome de Klinefelter raramente é detectada no recém-nascido.
A presença de um cromossoma X adicional (47, XXY) interfere na produção (quantidades insuficientes) de testosterona e esse défice, reflecte-se no fenótipo dos indivíduos.
É durante a puberdade que a sintomatologia associada à Síndrome de Klinefelter se torna evidente, devido ao aparecimento dos caracteres sexuais secundários.


(Grunbach e Conte, 1998; Hargreave)



Geralmente a criança com Síndroma Klinefelter na sala de aula, segundo alguns autores, é bem-comportada, tímida, quieta, ansiosa para agradar ao professor e por apresentam um problema linguístico (considerados preguiçosos por alguns professores).

1 comentário:

  1. tenho um filho com este síndrome o qual se está a manifestar atravez do«cançaço» pelo qual nescecita de apoio dentro da sala de aulas.MAS como é tão raro chega a passar despercebido,intitulando estas crianças de preguiçosas.

    ResponderEliminar