terça-feira, 26 de janeiro de 2010

TRISSOMIA 21 - Mensagem de Mãe para Pais (parte 1)

Trago-vos um relato bastante interessante, que por ser um pouco extenso decidi dividir em três partes.

"Alguns, são os que me conhecem, muitos são aqueles que pouco ouviram falar sequer do tema sobre o qual defendo fervorosamente, do qual faz parte o Síndrome de Down / Trissomia 21 – a Deficiência em geral!

Sou esposa, mãe, tia e amiga de pessoas com deficiência, na maior parte todas diferentes, mas todas com um factor em comum – a necessidade de serem encaradas com o Respeito, Naturalidade e Solidariedade que merecem.
Tenho escrito alguns artigos, sob a forma de testemunho, (e este é mais um), para que com a minha experiência pessoal e familiar, consiga não só fazer chegar uma mensagem de Esperança a outros pais e famílias, demonstrando que ser portador de uma deficiência cognitiva não é sinónimo de incapacidade intelectual ou impossibilidade de aprendizagem, mas exactamente o contrário; como também ajudar a abrir mentalidades, fazendo com que as pessoas vejam para além do que a visão consegue alcançar, ou seja que o facto de uma criança nascer com uma deficiência estampada no rosto, como o Síndrome de Down/Trissomia 21, não tem a sociedade o direito de lhes fechar as portas de acesso, mas o Dever de as abrir, fazendo com que os recursos e apoios disponíveis possam de facto estar ao alcance de todos os que deles precisam para uma plena Integração e Inclusão em sociedade.
Como já tenho vindo a salientar em outros artigos (disponíveis para consulta no site www.ajudas.com , pesquisando em trissomia), se queremos que as nossas crianças com deficiência sejam amanhã adultos perfeitamente integrados em sociedade, contribuindo activamente para o desenvolvimento da mesma, temos que precocemente interagir com os nossos filhos, apoiando-os, estimulando-os, ensinando-os em casa, onde tudo é uma aprendizagem e contínua, para que possam de facto amanhã terem a mesma igualdade de oportunidades, a mesma oportunidade de igualdades que as crianças sem deficiência têm. Para isso há que começar à nascença, e como “o caminho faz-se caminhando”, é agora o momento de trilharmos de facto esse caminho, mostrando a quem de direito, que os recursos e apoios têm de facto de ser prioritários e têm de chegar a todos.
Tem sido inúmeras as vezes, que tanto em artigos escritos, como em intervenções públicas, tenho tentado divulgar uma mensagem, especialmente para outros pais, de que tudo é trabalho de estimulação, o falar de frente para o bébe, o sorrir, o amor com que se pega ao colo, com que se alimenta, muda fralda, até nas tarefas e sons domésticos, tudo é um trabalho de estimulação precoce.
É uma aprendizagem contínua!
Uma criança com défice cognitivo, tem de começar a ser apoiada a partir do momento em que nasce, porque não é que não consiga aprender, tem é que ser despertada para os estímulos que nas crianças sem este quadro surgem naturalmente.
Aprendem tudo muito antes do tempo determinado, para que possam consolidar a aprendizagem, que nestes casos é lenta e por vezes muito difícil. Esta aprendizagem só é possível com uma Entrega, Empenho e um Amor Incondicional sem precedentes, ou seja o Amor de Mãe (ou Pai ou de quem ela cuida todo o dia nos primeiros tempos)!"

De: Sandra Morato

5 comentários:

  1. Este blog merece um prémio... Muito do aqui leio tem tanto impacto em mim, que nem consigo comentar como deve ser.
    Obrigada, sempre...

    ResponderEliminar
  2. Estás de facto de parabéns pelo blog!!Oportunas as informações diárias que nos vais trazendo!!

    ResponderEliminar
  3. Desde já agradeço os elogios...sinto-me contente pelo blogue ser do vosso agrado...
    O mérito vai para os autores dos artigos, relatos, vídeos e notícias que vou recolhendo durante as pesquisas que vou fazendo...
    Eles sim, merecem o meu muito obrigado pela qualidade das suas palavras e/ou imagens...
    Volto a agradecer as palavras e espero continuar a responder às expectactivas...

    Um abraço para todos, mas em especial para duas das mais fiéis seguidoras:)
    O meu sincero obrigado é pouco para agradecer os elogios:)

    ResponderEliminar
  4. Nelson,
    O mérito não é só dos autores das peças.
    Se o Nelson não se identificasse com os seus relatos, não lhes dava uma nova oportunidade de divulgação, neste nosso blog, contribuindo assim, para que pais especiais como eu, e sociedade civil, possuamos aqui um excelente resumo de tudo o que nos diz respeito, como cidadãos solidários e inclusivos.

    Bem-haja e um forte abraço.
    Isabel Barbosa

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelas suas palavras Isabel.
    Admito que me faltam as palavras para poder agradecer aos elogios que o blog vem recebendo.
    Apenas vos posso agradecer porque sem as vossas visitas e comentários a qualidade não seria a mesma.

    Cumprimentos
    Nelson

    ResponderEliminar