sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Projecto CORTIVIS - Próteses para cegos Interagindo Directamente com o Córtex Visual

O INESC-ID, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores: Investigação e Desenvolvimento, entidade participada pelo IST, promove um projecto altamente inovador e de grande relevância social que tem como objectivo o desenvolvimento de uma prótese visual que, interagindo directamente com o córtex visual, se destina a restabelecer a capacidade de cegos profundos percepcionarem estímulos visuais.

O estímulo visual, captado através de uma câmara de vídeo embutida no aro de uns óculos, é codificado numa sequência de impulsos eléctricos que se aproxima à resposta das células ganglionares da retina humana. Seguidamente, o estímulo codificado é transmitido para a matriz de micro-eléctrodos através de uma ligação sem fios, estabelecida por um transformador de baixo acoplamento. Esta ligação, do tipo indutiva, é ainda usada para transmitir em simultâneo a energia necessária ao funcionamento do circuito de micro-estimulação acoplado à matriz de micro-eléctrodos que foi previamente implantado no córtex visual.

Do projecto “CORTIVIS - Próteses para cegos Interagindo Directamente com o Córtex Visual”, resultou um protótipo de uma prótese visual, cujo funcionamento foi já testado em animais.

Foi desenvolvido um demonstrador para a sala de exposições do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IST, designado por Elónica, que envolve várias tecnologias e sistemas acessórios à prótese.

Participaram múltiplas equipas interdisciplinares distribuídas por alguns dos melhores centros de investigação na Europa, integrando conhecimentos nas áreas da medicina, biologia e engenharia, sendo a equipa de investigação do INESC-ID constituída pelos docentes Moisés Piedade, José Gerald, Leonel Sousa, Gonçalo Tavares e Pedro Tomás.

O Projecto tem uma nova fase, financiada pela FCT, denominado de “ICONS - Intra Cortical Neuronal Stimulator”.


Sem comentários:

Enviar um comentário