quarta-feira, 21 de abril de 2010

Alunos experimentam dificuldades dos cidadãos com deficiência

Por iniciativa do CRIF

Alunos experimentam dificuldades dos cidadãos com deficiência

Cerca de 60 alunos saíram à rua, uns de olhos vendados, outros de cadeira de rodas, para “sentir na pele” as dificuldades que os cidadãos com mobilidade reduzida e os invisuais enfrentam quando circulam nas ruas de Fátima.

“Isto é um pesadelo. É uma escuridão imensa, os passeios não estão adequados, têm muitos obstáculos, muitas curvas, muitos postos”, afirma a aluna Karine Constantino, do Colégio de São Miguel. Mas andar de cadeira de rodas também não é fácil. Que o diga Liliana Marques: “É complicado, a calçada é incerta, é preciso manobrar bem a cadeira para conseguir subir e descer os passeios”.

As duas jovens participaram num peddy paper organizado pelo CRIF – Centro de Recuperação Infantil de Fátima. A iniciativa decorreu durante a manhã de terça-feira e envolveu 60 alunos do ensino secundário de Fátima. “O objectivo é fazê-los sentir, sensibilizá-los e eles entenderem que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos, as mesmas necessidades e que a vida deles é bem mais difícil com as condições que temos ao nível das acessibilidades e da sociedade em geral”, explica Maria do Carmo Fialho, coordenadora da unidade educativa CRIF. Por outro lado, “serve também para eles ficarem mais despertos, tolerantes e solidários com o outro”.

Esta iniciativa volta a repetir-se a 27 de Abril (mas com alunos do 7º, 8º e 9º ano) e a 25 de Maio. Nesse dia, a sensibilização será dirigida à Junta de Freguesia, Câmara Municipal e SRU. “Nós há uns anos fizemos o levantamento das barreiras arquitectónicas existentes em Fátima e entregámos esse levantamento na Câmara. Houve algumas melhorias, mas ainda não está tudo resolvido”, explica Maria do Carmo Fialho, lembrando: “A cidade de Fátima é uma cidade com muitos visitantes, essencialmente idosos, e o que facilitar a vida de uma pessoa com deficiência, de uma criança em cadeira de rodas e de um idoso é bom para todos e é bom também para a cidade de Fátima”.


3 comentários:

  1. ... e era tão em bom em todas as cidades e localidades: nos supermercados, centros comerciais, hospitais, jardins, praças, escolas.... (Excelente iniciativa. É este o caminho).
    Beijinhos grandes
    Cristina

    ResponderEliminar
  2. A iniciativa, tal como a Cristina disse, é excelente...Eu acrescento que todos sem excepção deviam realizar uma destas actividades...Até quem nos governa...

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá;
    Parabéns pelo seu blog!!!
    O texto é muito interessante e faz a gente pensar que se todos tivessem esta iniciativa o mundo seria melhor.
    Estarei sempre por aqui e o aguardo nos Pecados da Mesa para descansar um pouco e se deliciar com as receitas e conhecer o meu trabalho e se gostar será meu seguidor.
    PARABÉNS!

    ResponderEliminar