quinta-feira, 8 de abril de 2010

Revista Diversidades: "A Crescer"

Já está disponível o número n.º 27 da Revista Diversidades, intitulada de "A Crescer...".

Este número tem como tema central a Intervenção Precoce.

"O desafio da Intervenção Precoce fundamenta-se na certeza de que respostas específicas atempadas são determinantes ao nível dos resultados a alcançar.

Centrada na primeira infância, cenário de possibilidades e etapa altamente caracterizada pela influência do meio envolvente, a Intervenção Precoce lança as sementes para o desenvolvimento harmonioso, através do empenho e trabalho holístico, na congregação de saberes, práticas e experiências, colocados ao serviço das famílias e das crianças.

A eleição das famílias, como eixo central de intervenção, assenta no exercício constante da dialéctica entre os contextos de vida de que são protagonistas, enquanto detentores de direitos e expectativas, aliado aos paradigmas que lhes são oferecidos, susceptíveis de reorientar e promover as suas competências parentais, conducentes ao envolvimento e participação, com os diferentes intervenientes, nas tomadas de decisão e estratégias a implementar.

Estamos convictos de que só através de um trabalho alicerçado em redes de apoio, inerente à construção dos alicerces da verdadeira igualdade de oportunidades, conseguiremos encontrar melhores respostas para ajudar, o mais precocemente possível, a edificar e a reconstruir capacidades, relações de confiança, afectos e responsabilidades, precursores de projectos de vida condignos e inclusivos.

E… porque crescer supõe deixar-se surpreender e deixar que nos surpreendam, aqui fica o repto para que as nossas acções deixem espaço e revigorem as intenções das crianças e das famílias que anseiam por horizontes de realização individual e comunitária.

Não me prendas as mãos

não faças delas instrumento dócil de inspirações que ainda não vivi

Deixa-me arriscar o molde talvez incerto

deixa-me arriscar o barro talvez impróprio

na oficina onde ganham forma e paixão

todos os sonhos que antecipam o futuro

(Ademar Ferreira dos Santos)"
 
Excerto do Editorial da Revista escrito por Maria José Camacho (Directora Regional de Educação Especial e Reabilitação)
 
 
Poderão visualizar e descarregar a revista em formato pdf através do site:

Sem comentários:

Enviar um comentário