domingo, 11 de abril de 2010

Síndroma de morte súbita do lactente

Na última década, verificou-se uma marcada redução na sua incidência. Contudo, continua a constituir a principal causa de morte durante a infância, após o primeiro mês de vida.

A síndroma de morte súbita do Lactente (SMSL) corresponde à morte repentina e inesperada de uma criança aparentemente saudável, com menos de 1 ano de idade, de causa desconhecida e sem explicação após investigação exaustiva, incluindo autópsia. Embora a causa permaneça desconhecida, actualmente considera-se que os mecanismos que conduzem à morte são múltiplos e que se encontram interligados. Uma das hipóteses considera a possibilidade de, perante determinados acontecimentos comuns da infância, ocorrer um desequilíbrio entre sobrevivência e morte, principalmente em crianças cujos mecanismos de defesa se encontram, de alguma forma, comprometidos. Existem também alguns estudos que apontam a existência de uma predisposição genética perante a existência de factores de risco ambientais apropriados.

Apesar de poder ocorrer em qualquer altura até aos 12 meses, é mais frequente entre os 2 e os 4 meses. Na última década, verificou-se uma marcada redução na sua incidência. Contudo, continua a constituir a principal causa de morte durante a infância, após o primeiro mês de vida.

São numerosos os factores de risco associados a SMSL, alguns dos quais podem ser modificados.

As recomendações actuais para a prevenção da SMSL são:

1. Deitar o bebé a dormir de barriga para cima, salvo contra-indicação médica específica.

A investigação mostra que, quando são deitados de costas, os bebés não bolçam nem aspiram mais o vómito do que se estiverem em qualquer outra posição.

Dormir de barriga para baixo duplica o risco de SMSL.

2. Escolher um colchão firme e evitar os edredões, almofadas, fraldas e peluches soltos na cama/berço.

3. Evitar o sobreaquecimento.

Não agasalhar o bebé em excesso e não cobrir a cabeça. Vesti-lo confortavelmente e manter o quarto a uma temperatura amena (18-21 ºC). Se usar cobertor ou manta para cobrir o bebé, deitar o bebé de forma a tocar com os pés no fundo do berço (para evitar que escorregue para debaixo dos lençóis), fazendo com que a roupa fique ao nível do peito, abaixo das axilas, presa em ambos os lados da cama/berço.

O aquecimento excessivo aumenta o risco.

4. Manter o ambiente limpo.

Não permita que ninguém fume no ambiente que o seu filho respira - quarto, casa, carro ou onde quer que ele se encontre. Estudos recentes apontam o fumo do tabaco como um dos factores de risco mais significativos para a SMSL e sugerem que, por cada hora que o lactente passa em contacto com o fumo do tabaco, o risco de SMSL aumenta proporcionalmente.

Não fumar durante a gravidez. Depois da posição de dormir, o tabagismo materno durante a gravidez constitui o principal factor de risco para SMSL. As crianças expostas têm 2 a 3 vezes maior risco de SMSL, sendo o risco tanto maior quanto maior for o consumo de cigarros.

5. Até aos 6 meses, o bebé deverá dormir no quarto dos pais, em cama/berço próprio, ao lado dos pais.

Dormir próximo dos pais parece ter um efeito protector. O bebé pode ir até à cama dos pais para ser amamentado, devendo voltar para o seu berço logo depois.

6. Não permitir que o bebé, para dormir, partilhe cama, sofá ou cadeirões com adultos ou crianças.

7. Durante os períodos de sono, após o primeiro mês de vida, oferecer chupeta, sem insistir, se a criança a recusar.

Se estiver a amamentar ofereça a chupeta apenas após o primeiro mês de vida, quando a criança já estiver perfeitamente adaptada ao seio materno.

O uso de chupeta parece ser protector. Devem evitar-se os fios e correntes para as segurar.

Se a chupeta cair durante o sono e a criança não acordar, não deve ser novamente colocada.

8. Adoptar medidas para evitar o "achatamento" da cabeça (plagiocefalia) posicional.

Mudar a orientação do berço com alguma frequência ou então ir colocando o bebé em sentido contrário no berço.

Evitar que o bebé passe muito tempo sentado em cadeirinhas.

Promover a mudança de posição (tummy time) - colocar o bebé de barriga para baixo ou de lado - quando ele não está a dormir e se encontra algum adulto a vigiar. Estas posições ajudam o seu bebé a fortalecer os músculos da cabeça, pescoço e costas.

NOTA: Existem diversos modelos de monitores de apneias domiciliários que avisam quando o bebé tem uma pausa respiratória que supera determinado tempo. Alguns colocam-se debaixo do colchão, para captar os movimentos torácicos, outros colocam-se presos à fralda, para monitorizar os movimentos do abdómen com a respiração. No entanto, só estão indicados em raras ocasiões. O seu uso quotidiano ou preventivo não se recomenda. Nenhum dos aparelhos comercializados com o objectivo de reduzir o SMSL foi suficientemente testado para assegurar a sua eficácia e segurança, não estando demonstrado que possam prevenir a SMSL.
 
A SMSL é um risco real no primeiro ano de vida, no entanto há muito que pode ser feito para a evitar ou, pelo menos, para reduzir a probabilidade de ocorrer.

Por: Ariana Afonso com a colaboração de Liliana Pinheiro, e sob orientação de Almerinda Pereira - Neonatologista, directora do Serviço de Pediatria do Hospital de São Marcos de Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário