sexta-feira, 7 de maio de 2010

Brasil: Mostra de tecnologias sustentáveis expõe mouse controlado pelo olhar

A Mostra de Tecnologias Sustentáveis, em São Paulo – Brasil, irá reunir soluções criativas de empreendedores brasileiros e internacionais. O evento, que decorrerá entre os dias 12 e 14 de Maio de 2010, será de entrada gratuita (sugeita a registo prévio no site:  www.ethos.org.br/mostra2010.


Tecnologias que irão marcar presença 

É conhecida a história do jornalista francês Jean-Dominique Bauby, que depois de ficar tetraplégico, escreveu um livro, ditando cada letra com piscadelas de olhos. Hoje em dia, graças a Headmouse e ao Teclado Virtual, outros Jean-Dominique Bauby podem fazer o mesmo sem tanto esforço. 

O HeadMouse actua seguindo os movimentos da cabeça e dos olhos. O software entende, por exemplo, que se quer arrastar um arquivo quando se mexe a cabeça, e que se quer largá-lo e posicioná-lo noutro lugar quando se pisca os olhos. Este tipo de tecnologia é possível graças a algoritmos de visão artificial desenvolvidos.

O Teclado Virtual funciona de maneira muito semelhante, replicando movimentos faciais no teclado. O teclado conta ainda com um software inteligente que capta os padrões de escrita do usuário, o que possibilita prever a terminação das palavras. Com prática, na escrita de textos longos, consegue-se economizar até 40% no tempo de escrita. 

As ferramentas foram desenvolvidas pela empresa espanhola Indra, a Fundação Adecco e a Universidade de Lleida, em Espanha. Ambos os softwares são de download gratuito.

Sem comentários:

Enviar um comentário