quinta-feira, 6 de maio de 2010

Brasil: Traje de astronautas ajuda crianças com paralisia cerebral a andar

Para muitos de vós esta notícia já não é novidade, no entanto a curiosidade "abraçou-me" e tive de ir ver mais sobre este assunto...

Poderão saber mais sobre este fato no seguinte site: 


"Um traje diferente, cheio de elásticos, foi criado na década de 70 pelos russos para evitar que os astronautas sofressem de flacidez e atrofia muscular por causa da falta de gravidade. As tiras elásticas ligam tronco, cintura, joelhos e pés. Mesmo parado, o corpo faz esforço.

Os médicos descobriram que a roupa também poderia ajudar crianças com paralisia cerebral a andar e hoje esta roupa já é usada no mundo todo. Em Salvador, na Bahia - Brasil, o Núcleo de Apoio à Criança com Paralisia Cerebral – uma organização não governamental que dá assistência a 400 crianças com necessidades especiais – recebeu 60 trajes doados pela empresa russa que hoje detém a patente da roupa.

“Ela sente-se mais segura porque não fica com aquele medo, já ajuda na sua postura”, conta Nadjane de Jesus, mãe de Ana Vitória, uma das crianças atendidas pela ONG.

A médica Daniela Matsuda explica que o uso dos trajes forma um novo esquema no sistema nervoso, que gera padrões de movimento, permitindo então que as crianças possam “adquirir marcha”.

“Com fisioterapia convencional, eu demoraria um ano e meio, dois anos, para pôr uma criança a andar. Com o traje, nós conseguimos abreviar o processo e proporcionar uma maior independência à criança e à sua família, em termos de inclusão social, muito mais rápida”, diz Pedro Guimarães, presidente da ONG.

O ONG de Salvador é a primeira instituição da América Latina a trabalhar com este equipamento. A ideia é associar a terapia com o traje às outras formas de tratamento que a organização oferece desde que foi criada, há nove anos. Fisioterapia tradicional, fonoaudiologia, actividades desportivas e culturais complementam o trabalho com a roupa especial, que dura de dois a três meses, dependendo de cada caso."


Sem comentários:

Enviar um comentário