quarta-feira, 5 de maio de 2010

Federações essenciais para o desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência

Segundo Humberto Santos, presidente do Comité Paralímpico de Portugal, a difusão do desporto para pessoas com deficiência só será completamente viável quando começar a ser praticado em clubes e tiver o apoio das federações das diferentes modalidades.
Depois de ter iniciado a fase de sensibilização com as federações, Humberto Santos revela a sua satisfação face à boa receptividade sentida e reconhece que para que as federações desportivas possam estar mais abertas e sensibilizadas para áreas relaccionadas com as pessoas com deficiência, é necessário que tenham alguma atenção por parte da tutela desportiva.
Humberto Santos acredita que é essencial a desconstrução de alguns mitos e teorias que existem em torno das pessoas com deficiência para que possa haver um aumento do número de atletas, de jovens participantes, de mulheres e de federações envolvidas. Pois o trabalho não tem que passar só pelas federações, havendo muito a fazer, nomeadamente ao nível do desporto escolar.
Actualmente, a FPDD (Federação de Desporto para Deficientes) é a entidade, a nível nacional, que tem envolvido mais atletas na alta competição, a par de algumas outras federações que têm vindo a desenvolver o desporto adaptado, em modalidades como o ciclismo, equitação, remo, vela, entre outras.


In: http://www.ajudas.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário