terça-feira, 4 de maio de 2010

Síndrome de «Bebé Sacudido» aumenta durante recessão

Os efeitos do stress devido à flutuação da economia, da precariedade laboral, do desemprego e das finanças pessoais leva a que a população fume cada vez mais e ingira mais álcool, para além de se tornarem mais depressivos e desenvolverem doenças relacionadas com o stress. Entretanto, uma equipa de investigadores, liderada por Rachel Berger, médica pediatra do Children's Hospital of Pittsburgh (EUA), reportou um aumento significante de casos de crianças com síndrome de «Bebé Sacudido», onde os mais pequenos são violentamente abanados por um adulto desde que começou a actual recessão.

Os cientistas analisaram 512 casos de traumas cranianos em centros para crianças, em quarto hospitais (em Pittsburgh, Cincinnati, Columbus e Seattle), e descobriram que o número de situações tem vindo a aumentar para 9,3 por mês, desde Dezembro de 2007, comparativamente a seis, por mês – valor que se mantinha desde 2004.

Os investigadores explicaram que este aumento está correlacionado com a ruptura económica e que os factores de stress estão a causar a redução de recursos de serviço social para prevenir e combater o abuso infantil, nos Estados Unidos. Contudo, Berger destaca no estudo uma associação e não uma relação de causa e efeito, entre a recessão e a incidência de bebés sacudidos.

Lesões cerebrais

Mas os resultados não deixam de salientar que qualquer circunstância stressante – tragédia familiar, desastre natural ou queda financeira – pode levar as pessoas ao limite. Por exemplo, em 1999, após um devastador furacão ter atingido as regiões do leste da Carolina do Norte, os investigadores da University of North Carolina, descobriram que em seis meses pós-furacão, a taxa de lesões cerebrais causadas por abuso de criança aumentou cinco vezes mais. Nas regiões não afectadas do estado, não houve qualquer desenvolvimento em tais casos. A médica pediatra apela para que não se retire os apoios às famílias, especilamente nesta altura.

A síndrome do Bebé Sacudido refere-se a lesões cerebrais resultantes de agitações fortes num lactente ou criança pequena e atinge o tórax, ombros ou extremidades, causando a aceleração rotacional craniana extrema. É caracterizada por hemorragias intra-cranianas e intra-oculares sem trauma externo evidente. Os casos críticos podem resultar em morte.



Sem comentários:

Enviar um comentário