domingo, 27 de junho de 2010

Doença é já uma epidemia mundial

A diabetes é uma doença crónica em acelerada expansão, que afecta 285 milhões de pessoas, entre os 20 e os 79 anos, em todo o mundo. A Federação Internacional da Diabetes prevê que a doença atinja 438 milhões dentro de 20 anos.

Em Portugal, há um milhão de diabéticos e estima-se que 500 mil pessoas não saibam que têm a doença. Segundo o Observatório Nacional da Diabetes, em 2009, morreram 4267 diabéticos.

A diabetes é uma doença em que o pâncreas não produz quantidade suficiente de insulina, verificando-se um aumento do açúcar no sangue. Para evitar complicações da doença, os pediatras alertam os pais para os primeiros sintomas da diabetes do tipo I, que surgem na infância: sede e urina em excesso e perda de peso.

A diabetes do tipo I, antes conhecida como diabetes insulino-dependente, é mais rara (atinge 10% dos diabéticos) e surge na infância, enquanto a do tipo II é associada aos hábitos de vida, à alimentação e afecta adultos e idosos.

Para divulgar a diabetes do tipo I, a Associação Juvenil de Diabetes – Ajude – apoia doentes e familiares e promove campos de férias. O próximo encontro realiza-se em Julho, em Aveiro.

Isabel Reynolds, presidente da Associação, afirma ao CM que o diagnóstico de um filho é recebido como um choque: "É uma angústia para um pai saber que o filho tem uma doença crónica. Abala a estabilidade familiar. Depois há uma aprendizagem a fazer: ensinar à criança a controlar os níveis de glicemia".

A Associação Ajude não recebe ajudas financeiras do Estado e funciona com o apoio do mecenato numas instalações cedidas pela Junta de Freguesia de São Jorge de Arroios, em Lisboa.

O MEU CASO: TIAGO FERREIRA

"LEVO UMA VIDA NORMAL E SAUDÁVEL"

Tiago Ferreira, 16 anos, soube que era diabético quando tinha apenas quatro. Há 12 anos que convive com agulhas, lancetas e insulinas: "Levo uma vida normal e saudável e a doença [a diabetes do tipo I] não me impede de fazer nada. Faço tudo o que faz um rapaz da minha idade. Gosto muito de desporto". Tiago conta que é cuidadoso com o que come. "Tenho de ter mais cuidado com a alimentação, com os hidratos de carbono, e tenho de controlar os níveis de glicemia várias vezes ao dia e sempre antes de comer". Tiago conta que já sentiu os efeitos da descompensação dos níveis de glicemia. "Fico mal-disposto ou confuso e sem falta de forças, conforme esteja com açúcar a mais ou a menos no sangue".

O jovem diz que os colegas de escola são "amigos, perguntam se estou bem e se preciso de tomar insulina ou comer alguma coisa".

DISCURSO DIRECTO

"FILHOS VÃO VIVER MENOS DO QUE OS PAIS", José Manuel Boavida, Programa Nacional da Diabetes

Correio da Manhã – A diabetes é uma epidemia. O que pode travá-la?

José Manuel Boavida – A Organização Mundial de Saúde já a decretou como epidemia. Há factores de risco para a do tipo II: alimentação, falta de exercício, estilos de vida modernos.

– O que causa a diabetes?

– A do tipo I é um problema de imunidade. Não são conhecidas as causas que levam o organismo a desenvolver uma reacção que faz desaparecer as células produtoras de insulina.

– A situação é preocupante?

– Sim, basta ver que, até aqui, os filhos viviam mais anos do que os pais, mas, a partir de agora, as crianças vão viver menos tempo.


Sem comentários:

Enviar um comentário