sexta-feira, 25 de junho de 2010

Lagos: Faltam faixas adaptadas nos passeios para deficientes em cadeiras de rodas ou cegos

Dois tiralós na Praia da Luz podem ser utilizados por qualquer pessoa com dificuldade de mobilidade para se deslocar para a água e tomar banho.


«As pessoas que plantam árvores e colocam sinais de trânsito nas cidades esquecem-se de quem tem mobilidade reduzida e circula em cadeira de rodas, ou de portadores de cegueira. Faltam faixas adaptadas nos passeios para eles», lamenta José Manuel Campos, vice-presidente da direção do Núcleo de Educação da Criança Inadaptada (NECI). 

O dirigente referia-se a zonas ao longo das ruas e estradas na cidade de Lagos, sem condições para indivíduos portadores de deficiência.

«Há sítios em que os passeios têm acessibilidades para eles. Mas noutros existe a necessidade de acessibilidades diferentes, mais planas», considera. 

Já ao nível de edifícios públicos, em Lagos, José Manuel Campos destaca, entre outros, o do tribunal, os CTT e o novo imóvel dos Paços do Concelho Século XXI, como estando adaptados, nomeadamente com rampas, atendimento público e instalações sanitárias apropriadas para deficientes.

Relativamente a zonas balneares, a NECI foi pioneira no Algarve, com a instalação de um apoio de praia na Praia da Luz, onde existem dois tiralós (espécie de cadeiras com rodas que se deslocam na areia e bóiam), os quais podem ser utilizados por qualquer pessoa com dificuldade de mobilidade para se deslocar para a água e tomar o seu banho de mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário