segunda-feira, 14 de junho de 2010

Metade das pessoas bipolares são hipertensas

A doença bipolar é caracterizada por alterações de humor que podem variar entre depressão e hiperactividade mental.

Um grupo de investigadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, chegou à conclusão de que perto de metade das pessoas que sofrem de doença bipolar são hipertensas e que quanto mais novas forem mais probabilidades têm de desenvolver hipertensão. 

Na base destas conclusões estiveram 99 pacientes internados, que ajudaram a entender que a doença bipolar não está só relacionada com problemas cardiovasculares e diabetes, como se pensava. "Há uma forte relevância clínica para a descoberta de que a hipertensão pode estar relacionada com a gravidade da doença bipolar", afirmou Dale D'Mello, o psiquiatra que coordenou a investigação, acrescentando que "há uma certa semelhança com a patologia das duas condições: ambas podem ser desencadeadas por stresse e estão vinculadas à excreção de noradrenalina, uma hormona que afecta a forma como o cérebro reage ao stresse". 

Estes estudos podem ajudar a desenvolver tratamentos mais eficazes, acredita Dale D'Mello, para quem estes resultados mostram que se deve prestar mais atenção à questão da hipertensão arterial em pacientes bipolares. "Há também indicações de que a hipertensão pode conduzir a lesões cerebrais. Diagnosticar o problema e tratá-lo precocemente permite alterar os resultados médicos em pessoas que lutam contra a doença bipolar", explicou. Desta forma poder-se -á substituir substâncias como o lítio no tratamento de pacientes bipolares e obesos que não respondem bem às terapias mais comuns.

1 comentário:

  1. E... INFELIZMENTE SOFRO DESSE MAL...OS PRIMEIRO INDICIOS FORAM AOS 20 ANOS,MAS APENAS COMECEI A TRATAR A 2 ANOS,HJ ESTOU COM 40 ESTOU NA LUTA...NO MOMENTO PASSO PELO PERIODO DEPRESSIVO...MINHA MEDICAÇÃO ATUALMENTE É,3 AMITRIL E 1 RIVOTRIL TEM DIAS QUE VEJO MELHORAS OUTROS NÃO...ASSIM VOU VIVENDO...

    ResponderEliminar