segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Menino Guerreiro no Mundo da Comunicação Alternativa

Nesta edição da Bica fazemos uma importante referência na área das Necessidades Educativas Especiais, partilhando um estudo realizado por Daniella Forchetti, no âmbito de um Mestrado em Distúrbios da Comunicação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob o tema "Comunicação Alternativa voltada para pessoas portadoras de múltiplas deficiências sensoriais e surdocegas".

Trata-se de um estudo realizado em 2000 que teve por objectivo estudar a construção da autonomia de um portador de multideficiência através de um processo terapêutico fonoaudiológico.

Como descrito pela autora, o trabalho do fonoaudiólogo no atendimento ao surdocego passa por captar as intenções comunicativas do paciente e referenciar e dar significado ao mundo, favorecendo a sua capacidade de comunicação e autonomia.

Neste trabalho Daniella Forchetti pretendeu a comunicação e autonomia de uma criança multideficiente através da implementação de um sistema de comunicação aumentativa e alternativa - Pictogram Ideogram Comunication, com complemento ao uso de sinais Libras (Língua Brasileira de Sinais), como forma de desenvolver a componente expressiva da comunicação.

Este estudo de caso permitiu constatar que o trabalho terapêutico desenvolvido com a criança possibilitou a expressão mais natural dos seus sentimentos, contribuiu para o desenvolvimento da sua autonomia e melhorou a sua compreensão e comunicação com o mundo.

Aceda ao Portal de Actividades.Imagina e veja o artigo completo.

Saiba mais sobre este estudo e a sua autora Daniella Forchetti em:

http://artedainclusao.blogspot.com/


Sem comentários:

Enviar um comentário