sexta-feira, 4 de junho de 2010

Pesticidas podem provocar hiperactividade

Os pesticidas têm influência no desenvolvimento do cérebro. Pelo menos foi essa a conclusãode um estudo da Universidade de Harvard, publicado numa revista de pediatria norte-americana. Segundo as conclusões do estudo, existe uma relação entre exposições normais aosinsecticidas organofosforados (frequentes em frutas e legumes) e um maior risco dehiperactividade nas crianças.

Até agora os cientistas apenas tinham conseguido provar esta relação mas em crianças expostas a um grande quantidade desta substância, o estudo da norte-americana Maryse Bouchardm mostra agora que o risco de hiperactividade ocorre também quando os níveis de exposição são considerados normais.

As mais de 1100 crianças dos oito aos 15 anos que participaram no estudo foram submetidas a exames para determinar a presença do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperactividade e ainda a análises à urina para determinar a presença de substâncias organofosforadas.


“Os resultados mostram que aqueles com níveis mais altos de metabólicos de organofosforados na urina eram os que com maior frequência receberam o diagnóstico de hiperactividade”, pode ler-se no estudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário