quinta-feira, 3 de junho de 2010

Philippe Croizon espera concluir os 35 km entre França e Inglaterra em 24 horas.


Philippe Croizon está há dois anos a preparar-se para a travessia do canal da Mancha. Para realizar a façanha, o francês, que não tem braços nem pernas, usará um fato especialmente desenhado com duas barbatanas integradas. Croizon treina-se em sessões diárias até 30 horas por semana, para a travessia que pretende realizar em Setembro. O nadador espera concluir os 35 km entre Folkestone (Grã-Bretanha) e Cap-Gris-Nez (França) em cerca de 24 horas.

Croizon, de 42 anos, perdeu os braços e as pernas após sofrer uma descarga de 20 mil volts, num acidente em 1994, quando tentava reparar uma antena de televisão que inadvertidamente tocou numa linha de cabos de electricidade. A descarga provocou a amputação das duas pernas na altura do joelho e dos braços na altura do cotovelo.

Philippe Croizon decidiu realizar esta difícil façanha logo após o acidente, há 16 anos, ainda no quarto do hospital, quando assistiu a um documentário sobre a travessia do canal da Mancha na televisão. "Este é um sonho que estou determinado a cumprir", afirma. A travessia do canal não é a primeira experiência de Croizon em desportos radicais. Após o acidente, há três anos, saltou de pára-quedas. "Faço isso por mim, mas também como um símbolo para todos os deficientes físicos, para mostrar que a vida não é só sofrimento", sublinha.

Valerie Carbonnel, um professor de Educação Física que ajuda a treinar Croizon, viu uma mudança radical na condição física do francês. "Quando o conheci, em Setembro de 2008, foi incapaz de completar duas piscinas. Não tinha resistência", recordou. Agora, Croizon sente-se quase pronto para o longo percurso através do canal da Mancha. "Quanto mais pratico no mar, mais confiança sinto", acrescentou Croizon, que se treina na baía de La Rochelle (França) com uma equipa que o segue enquanto nada contra a corrente fria.

Durante os anos 1940 e 50, o nadador Baptista Pereira, o maior expoente português deste tipo de competição, venceu o estreito de Gibraltar e a travessia do canal da Mancha em 12.25 horas. Miguel Arrobas foi o segundo português a realizar com sucesso a travessia do canal da Mancha, no dia 7 de Agosto de 2008, em 9.30 horas.

O recorde deste percurso foi obtido, em 2006, pelo búlgaro Petar Stoychev, que concluiu a ligação entre as duas costas em 6.58 horas.

2 comentários:

  1. Fantástico!! Quanta força pode existir se lutamos por algo...

    ResponderEliminar
  2. Realmente espectacular!!! Uma verdadeira lição de vida...

    ResponderEliminar