domingo, 17 de outubro de 2010

Revista Diversidades

Já está disponível o número n.º 28 e 29 da Revista Diversidades.

O número 28 chama-se "Terapias - Corpo e Mente".

Este número tem como tema central as Terapias e pretende" descortinar interessantes e apelativos espaços terapêuticos".

"É nosso desejo que com esta edição, publicada em pleno Verão, tempo exímio de encontro e reencontro com a docilidade, lazer, descanso e bem--estar que os dias quentes e longos nos propiciam, incentivemos os nossos leitores à adopção de estilos de vida mais conscientes, saudáveis e livres, alicerçada em relações de entreajuda e convicção das potencialidades daqueles a quem apelidamos de diferentes.

Sei que seria possível construir o mundo justo
As cidades poderiam ser claras e lavadas
Pelo canto dos espaços e das fontes
O céu o mar e a terra estão prontos
A saciar a nossa fome do terrestre
A terra onde estamos - se ninguém atraiçoasse - proporia
Cada dia a cada um a liberdade e o reino
- Na concha na flor no homem e no fruto
Se nada adoecer a própria forma é justa
E no todo se integra como palavra em verso
Sei que seria possível construir a forma justa
De uma cidade humana que fosse
Fiel à perfeição do universo
Por isso recomeço sem cessar a partir da página em branco
E este é meu ofício de poeta para a reconstrução do mundo

Sophia de Mello Breyner Andresen, in “O Nome das Coisas”

Excerto do Editorial da Revista escrito por Maria José Camacho (Directora Regional de Educação Especial e Reabilitação)

O número 29 é intitulado de "Coração das Famílias".

Este número tem como tema central a Intervenção Precoce, mais especificamente na apresentação de um "Projecto-piloto de Investigação-acção em Intervenção Precoce".

"A mentalidade aberta define-se como a ausência de preconceitos, de parcialidades (…) que limite a mente e a impeça de considerar novos problemas e de assumir novas ideias (…) integra um desejo activo de escutar mais do que um lado, de acolher os factos independentemente da sua fonte, de prestar atenção (…) a todas as alternativas, de reconhecer a possibilidade do erro mesmo relativamente àquilo em que mais acreditamos (1989, cit. por García, 1992, p. 62). 
Deste modo, a escolha do objecto e campo do nosso estudo nasceu da premência de olhar e compreender os novos rumos da Intervenção Precoce e da determinação em erigir um contributo para a melhoria das condições que lhe estão subjacentes. 
Com um percurso histórico em que teoria e prática se foram, paulatinamente, complementando a Intervenção Precoce aparece associada a diversos marcos e opções legislativas, revistas e reformuladas, em resultado de diferentes experiências e significados. Nesta perspectiva, destacamos a mais recente legislação nesta área, o Decreto-Lei n.º 281/2009, de 6 de Outubro, que criou o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância.
Orientada para a intervenção nos primeiros anos de vida das crianças, naquela que é, por excelência, a etapa caracterizada por um cenário potenciador de possibilidades, vivido no Coração da Família, a Intervenção Precoce enfatiza a importância do desenvolvimento harmonioso e integral, através da conceptualização de um modelo sistémico, ecológico e centrado na família, que deverá eleger a transdisciplinaridade como garantia de sucesso."

Excerto do Editorial da Revista escrito por Maria José Camacho (Directora Regional de Educação Especial e Reabilitação)

Poderão visualizar e descarregar a revista em formato pdf através do site:


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