sábado, 13 de novembro de 2010

Exposição Fotográfica SENTI(N)DO com recurso de Audiodescrição

O projecto SENTI(N)DO, é da responsabilidade do Movimento de Expressão Fotográfica e tem por base a criação de imagens por parte dos participantes e idealizadas a partir da apropriação de um cheiro. As imagens foram realizadas em estúdio fotográfico com o recurso ao tacto na montagem do cenário.
Posteriormente a percepção da imagem fotográfica é feita através de uma impressão em alto relevo, em que as formas e texturas são fornecidas por linhas e pontos.

A exposição SENTI(N)DO está patente nos dias 12, 13, 14, 19, 20, 21 e 22 de Novembro na Fábrica da Pólvora e terá disponível o recurso de audiodescrição da responsabilidade dos técnicos associados ao projecto Audiodescrição.pt - ouço, logo vejo.

A audiodescrição é o recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em todas as manifestações artísticas.
O Projecto Audiodescrição.pt - ouço, logo vejo
 
A Companhia de Actores pretende alcançar através deste projecto os seguintes objectivos:

- Enquanto pioneiros do recurso na área do teatro pretende-se abrir cursos de formação continuadamente, no sentido de levar a audiodescrição ao maior número de pontos culturais do país, chegando assim a um maior denominador comum de invisuais;

- Divulgar o recurso e implementá-lo para que a cultura seja acessível, também, a pessoas com deficiência visual;

- Criar e desenvolver uma nova linha de actuação no mercado cultural, começando por implementar o recurso nos próprios projectos.

Apoios e Parceiros ao Projecto Audiodescrição.pt - ouço, logo vejo
 
O projecto está cotado na Bolsa de Valores Sociais, para que todos se possam associar a esta iniciativa, através da compra de acções cotadas nesta bolsa, que visa a inclusão social na área artística. Também a Portucale Vox se associou ao projecto sendo parceira no que diz respeito ao material técnico utilizado para a audiodescrição. A APEDV e o MEF, que já trabalham em conjunto, também se associaram a este projecto.

A Companhia de Actores
 
A Companhia de Actores é um grupo de teatro e associação cultural composta por profissionais com experiência em diversas áreas artísticas (teatro, dança, canto, música, vídeo, som, iluminação e dramaturgia). Nasceu de uma ideia de António Terra, que a dirige.

Enquanto grupo de teatro busca uma linguagem própria, pelo que valoriza a pesquisa, o debate e a preparação tanto teórica como prática.

Enquanto associação cultural desenvolve um trabalho de intervenção artística, junto de grupos desfavorecidos com o propósito de contribuir para o aumento da sua auto-estima e do seu interesse pela própria inserção social. O seu projecto Ampliarte - cultura e intervenção social foi distinguido com o Prémio de Boas Práticas pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2008.

No MITO - Mostra Internacional de Teatro de Oeiras, a Companhia de Actores apresentou a primeira sessão de teatro audiodescrita em Portugal com o espectáculo “Chovem amores na rua do matador” do Trigo Limpo, Teatro Acert.

Contactos:

Anaísa Raquel
Produtora Executiva AUDIODESCRIÇÃO.PT - ouço, logo vejo

Telemóvel: 91 775 20 96 / 96 306 68 21COMPANHIADEACTORES

Email: cda.audiodescricao@gmail.com

Blogue: www.audiodescricaopt.blogspot.com

Site: http://audiodescricaopt.blogspot.com

In: http://www.ajudas.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário