terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ACAPO e IKEA inauguram Centro de Actividades da Vida Diária

A ACAPO e a IKEA Portugal inauguraram no dia 3 de Dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Centro de Actividades da Vida Diária – Delegação de Coimbra, que alberga o projecto “Crescer Sentindo”, vencedor da primeira edição do Fundo IKEA Colabora em Portugal.

O evento que decorreu com a presença da country manager IKEA Portugal, Kristina Johansson, e do presidente da ACAPO, Carlos Lopes, apresentou pela primeira vez o espaço que materializa o projecto vencedor do Fundo IKEA Colabora, iniciativa inserida na política de responsabilidade social da IKEA em Portugal.

“Crescer Sentindo”

O projecto “Crescer Sentindo”, da ACAPO, materializado do Centro de Actividades da Vida Diária permitirá, às pessoas com deficiência visual, a oportunidade de treinar as múltiplas actividades do quotidiano, de forma a maximizar a sua autonomia nas rotinas que fazem parte do dia-a-dia de todos nós.

Este Centro marca um passo na conquista de uma maior e melhor qualidade de vida e autonomia dos seus utilizadores, desde crianças a adultos. Só em Portugal, são cerca de 6.400 as crianças, entre os 0 e os 14 anos, com deficiência visual (de acordo com os Censos de 2001). No entanto, as estruturas especializadas no país, nomeadamente no que diz respeito a processos e terapias de estimulação sensoriais, são reduzidas. Em 2006, a ACAPO implementou sete salas de estimulação e desenvolvimento sensorial destinadas a indivíduos cegos ou com baixa visão, em outros tantos distritos do país. O Centro de Actividades da Vida Diária em Coimbra vem assim possibilitar às pessoas com limitação visual, da região centro de Portugal, o treino e desenvolvimento de actividades tão elementares como higiene pessoal e a alimentação, além de todas as tarefas diárias realizadas em casa.

Fundo IKEA Colabora

O Fundo IKEA Colabora, uma iniciativa através da qual a IKEA doa 50.000 euros para um projecto social nacional dedicado à saúde e educação de crianças em situação económica de risco ou de exclusão social, tem como objectivo reforçar a acção social da IKEA em Portugal, ao participar activamente no desenvolvimento e criação de oportunidades para as crianças no nosso país.

Com mais de 130 candidaturas de Norte a Sul do país, na primeira edição, o Fundo teve como principais critérios de avaliação das propostas candidatas o impacto social do projecto, a sua sustentabilidade, originalidade e criatividade.

O projecto vencedor – “Crescer Sentindo” da ACAPO – foi escolhido entre uma lista de três finalistas avaliada por uma Comissão de Avaliação constituída pela IKEA e pelo GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial. Os colaboradores IKEA Portugal foram, no entanto, os grandes responsáveis pela determinação do vencedor através de um processo de votação que envolveu, à data, os colaboradores das lojas IKEA em Portugal.

In: Ajudas

Sem comentários:

Enviar um comentário