terça-feira, 14 de dezembro de 2010

FCTUC desenvolve a 1ª SenseWall em Portugal - Parede Multisensorial

Durante os últimos três anos, um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveram três produtos.

- O TOUCHBLOOM (uma superfície “multi touch” transportável criada para a Microsoft Portugal que a utilizou para a demonstração do Windows 7);
- O PUDDLE OF LIFE, que é um jogo interactivo sobre a Teoria da Evolução, desenvolvido para o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra;
- A SenseWall.

A SenseWall é uma parede interactiva, pioneira em Portugal, que marca um grande avanço na área das Tecnologias de Interacção Multi-toque, sendo resultado da integração de diversas ferramentas informáticas num único dispositivo tecnológico de grandes dimensões, permitindo realizar, em simultâneo, diversos tipos de interacção (http://vimeo.com/8660060).

Além de tudo, a SenseWall tem sido desafio à criatividade dos estudantes e, por isso, é uma plataforma de grandes dimensões (3m x 1,5m) de acesso livre, instalada no campus do Departamento de Engenharia Informática (DEI) para que toda a comunidade académica possa dar asas à sua imaginação e desenvolver novas aplicações interactivas. Ver a nossa sombra ganhar vida, de repente, num processo de interacção em tempo real impressionante, voar pelo globo terrestre, mergulhando no Google Earth, manipular conteúdos multi-média ou mesmo criar música e murais são alguns dos exemplos disponíveis nesta enorme “parede” tecnológica.

Segundo Mário Zenha Rela, coordenador da investigação, “O que torna este projecto único é a integração, pela primeira vez, de várias tecnologias num único dispositivo de grandes dimensões, proporcionando diferentes tipos de interacção rápida, até aqui dispersos. O resultado da integração de um conjunto alargado de tecnologias como vídeo, som, RFID (identificação por rádio frequência), bluetooth, wifi, e outras, representa um grande contributo para a generalização do acesso a novas formas de interacção, uma das mais promissoras áreas da ciência de computação pelo impacto que pode ter na vida quotidiana”.

E de acordo com os investigadores Miguel Antunes, Tiago Serra e Tony Gonçalves, outra característica importante desta nova solução tecnológica é “a sua flexibilidade. A SenseWall permite desenhar, a baixo custo, ambientes multisensoriais de grandes dimensões para inúmeras áreas, desde a educação, turismo e serviços até à gestão de mobilidade nos grandes centros urbanos”.
 
In: Ajudas

Sem comentários:

Enviar um comentário