domingo, 5 de dezembro de 2010

Um implante para ajudar doentes paraplégicos

Um projecto de engenharia biomédica financiado pelo Engineering and Physical Sciences Research Council (EPSRC) britânico desenvolveu um microchip para estimular os tecidos musculares de pessoas paraplégicas. Este é o primeiro microchip - tem a dimensão de uma unha de criança - com um tamanho suficientemente diminuto para poder ser implantado na espinal medula destes doentes.

O microchip, que incorpora numa única unidade os eléctrodos e o estimulador muscular, "consegue estimular um maior número de grupos musculares do que até agora a tecnologia possibilitava, já que pode ser implantado junto à espinal medula", explicou o co- ordenador da investigação, Andreas Demosthenus, da University College de Londres. A estimulação de um número maior de músculos significa no caso destes doentes que o estímulo é suficiente "para lhes permitir fazer com as pernas os movimentos de pedalar ou de remar", segundo o mesmo investigador.

Este tipo de microchip, de acordo com o EPSRC, pode ainda ser utilizado na regeneração de outras funções, como a estimulação dos músculos da bexiga, para resolver problemas de incontinência, ou para melhorar o funcionamento dos intestinos e suprimir movimentos espasmódicos.

O ponto-chave do desenvolvimento deste microchip foi a possibilidade de miniaturização de todo o sistema.
 
In: DN online

Sem comentários:

Enviar um comentário