sábado, 18 de dezembro de 2010

Universidade do Minho entrega 2ª feira os brinquedos adaptados a crianças com paralisia cerebral

Brinquedos adaptados pela Universidade do Minho vão ser entregues às crianças com paralisia cerebral, no dia 20 pelas 14:30.

Na sequência da adaptação de brinquedos realizada no Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da Universidade do Minho em Guimarães, para que estes possam ser usados por crianças com paralisia cerebral, informa-se que estes brinquedos serão entregues em várias instituições, as quais foram seleccionadas pelo portal AJUDAS.COM.

Assim, alguns brinquedos serão enviados para Lisboa para serem entregues directamente pelo AJUDAS.COM, outros serão enviados para Vila Real, e os restantes serão entregues na instituição:

IRIS – Instituto de Reabilitação e Integração Social

Lugar da Agrinha - Nogueira

Apartado 187

4711-911 Braga

Os brinquedos para esta última instituição em Braga, serão distribuidos pelos elementos da Universidade do Minho que fizeram as adaptações, em mão e directamente às crianças, numa pequena cerimónia no próximo dia 20 (segunda-feira) pelas 14:30.

A entrega destes brinquedos é sempre um momento alto e de forte emoção, não apenas pela alegria das crianças ao receber um brinquedo com o qual podem brincar, mas também pela alegria por parte dos alunos voluntários ao entregar um pouco do seu trabalho e da sua dedicação.

Nesta época Natalícia, sabe sempre bem ajudar o próximo, e sabe melhor quando sentimos que contribuimos para a alegria de alguém, utilizando aquilo que aprendemos e onde somos especialistas. É esse o verdadeiro espírito de Natal.

A adaptação de brinquedos

Movidos pelo espírito natalício, o LAR (integrado no Grupo de Controlo, Automação e Robótica do Centro Algoritmi da Escola de Engenharia da Universidade do Minho), volta a associar-se ao AJUDAS.COM e organiza mais uma sessão de adaptação de brinquedos, com os alunos voluntários do Departamento de Electrónica Industrial, no sentido de adaptar o accionamento de cada brinquedo.

Esta operação de adaptação que é simples na maioria dos brinquedos, cresce de dificuldade no caso de brinquedos mais elaborados. É contudo, a única forma de se criar um método universal para crianças com e sem deficiências possam utilizar o mesmo brinquedo.

A alegria que tem sido manifestada nos anos anteriores pelos alunos que se voluntariam é contagiante, e o espírito Natalício que se gera é reconfortante. O Laboratório é preparado, os diversos robôs afastados para os cantos, mesas colocadas em posição e aí começa toda a acção. Cada adaptação é feita com carinho, e a animosidade que se atinge, de entre ferros de soldar a alicates, tesouras a chaves de fenda, que vão passando de mão em mão consoante as necessidades, faz lembrar a verdadeira imagem que se retém do trabalho dos duendes na loja do Pai Natal.

O AJUDAS.COM e o LAR (Laboratório de Automação e Robótica) agradecem a todas as entidades envolvidas, nomeadamente à CONCENTRA pela cedência dos brinquedos, e à empresa SAR pela cedência de equipamento electrónico para que estas adaptações sejam possíveis.

Acerca do Portal Ajudas.com

O Portal AJUDAS.COM é um projecto de Responsabilidade Social da Handout Lda., que se dedica à temática da reabilitação e ajudas técnicas para pessoas com deficiência. Entre outras iniciativas, recebe brinquedos da CONCENTRA, para oferecer a crianças com deficit cognitivo ou motor, depois de devidamente adaptados. Esta iniciativa realiza-se pela sexta vez e é direccionada a crianças com diferentes níveis de necessidade e/ou deficiências.

Acerca do L.A.R. – Laboratório de Automação e Robótica

Este laboratório (integrado no Grupo de Controlo, Automação e Robótica do Departamento de Electrónica Industrial, do Centro Algoritmi, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho), desenvolve projectos de robótica móvel e autónoma, construindo protótipos físicos com o respectivo software, para as mais variadas aplicações. Participa activamento em competições de robótica nacionais e internacionais, como o RoboCup, o Robótica, o EuroBot, e organiza também vários eventos, como a RoboParty, o ROBOTICA, algumas ligas do RoboCup, etc. Para mais informação: http://www.minho.pro/

Sem comentários:

Enviar um comentário