terça-feira, 4 de janeiro de 2011

ACAPO lança alerta no dia Mundial do Braille

Não estão a ser produzidos manuais escolares em Braille que respeitem o acordo ortográfico. A denúncia é da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), pois receia que os alunos com deficiência visual tenham de suportar mais esta desvantagem.

O Ministério da Educação definiu que a entrada das novas regras da língua portuguesa nas escolas vai ser feita no próximo ano lectivo, mas para já, ainda não estão a ser produzidos materiais em braille a pensar nos alunos com deficiência visual, revela Rodrigo Santos, da ACAPO.

“Corremos o risco de os alunos portugueses virem a ser ensinados com manuais e outro tipos de ajudas à aprendizagem que ainda estejam de acordo com este acordo”, lembra.

A associação responsabiliza as editoras, mas também o Ministério da Educação pelos atrasos, já que em 2012 as aulas vão ter em conta as novas regras ortográficas. Este é um dos assuntos que quer levar à tutela, numa audiência que os dirigentes da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal vão pedir em breve.

A denúncia surge no Dia Mundial do Braille, data que assinala o nascimento do francês Louis Braille, o inventor deste método de leitura e escrita para cegos.

In: Ajudas

Sem comentários:

Enviar um comentário