quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Acordo de Cooperação entre o Instituto de Segurança Social, I.P. e a Associação Qe

Acordo de Cooperação – Instituto de Segurança Social, I.P. e Associação Qe, uma Nova Linguagem para a Incapacidade, IPSS.

A Associação Qe informa que foi celebrado, no passado dia 10 de Dezembro de 2010, o Acordo de Cooperação entre o Instituto de Segurança Social, I.P. e a Associação Qe, uma Nova Linguagem para a Incapacidade, IPSS.

Cabe-nos informar ainda que o número de alunos abrangidos pelo Acordo de Cooperação para o ano de 2011 é de 12 residentes e 5 não residentes, estando integralmente atribuídas todas as vagas.

A Associação Qe dispõe já de uma lista de espera para futuras integrações.

Avaliação Inicial: 2 a 4 de Fevereiro

De 2 a 4 de Fevereiro, a Associação Qe vai realizar a Avaliação Inicial, o primeiro passo no processo de integração do seu educando na Qe e que resulta num Relatório de Avaliação que será entregue aos encarregados de educação e onde consta informação detalhada sobre o perfil de competências actual.

A Avaliação Inicial tem-se revelado muito útil não só para os que pretendem integrar os seus filhos na Associação Qe mas também para todos os que pretendem obter informação actualizada e detalhada sobre o perfil de competências do seu educando.

O nosso método de avaliação define o Perfil de Competências actual, ou seja, as necessidades educativas da pessoa com atraso de desenvolvimento intelectual, a sua capacidade de realização e as suas dificuldades actuais. É, portanto, um valioso instrumento para qualquer pai ou mãe, pois permite a apresentação de um perfil de competências individualizado, onde se salientam as áreas de intervenção prioritárias e aquelas que se encontram consolidadas.

Durante a Avaliação Inicial a nossa equipa técnico-pedagógica avalia cerca de 270 requisitos, tendo em conta os seguintes domínios:

Domínio da Autonomia Pessoal: Higiene Pessoal, Vestuário, Alimentação, Actividades da vida diária e Auto-suficiência na comunidade;

Domínio de Comportamento Social: Ajustamento Pessoal e Social e a Linguagem Social;

Domínio do Desenvolvimento Físico: Desenvolvimento Sensorial e Desenvolvimento Motor;

Domínio do Desenvolvimento Cognitivo: Funções executivas, Memória, Desenvolvimento da Linguagem, Atenção/Concentração, Capacidades Visuo-Construtivas/Perceptivas, Orientação Espacio-Temporal, Leitura e Escrita, Cálculo.

A Avaliação Inicial tem a duração de duas noites e três dias em regime residencial.

Consulte aqui a Avaliação Inicial da Qe

Especial Carnaval
 
Brevemente estará disponível o programa Especial para as Férias de Carnaval.

Esteja atento!

In: Ajudas

Sem comentários:

Enviar um comentário