sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Educação Inclusiva: UNESCO e Agência Europeia reconhecem boas práticas em Portugal

O projecto Inclusive Education in Action – IEA, desenvolvido pela UNESCO e pela European  Agency for Development in Special Needs Education, tem como finalidade influenciar o  desenvolvimento de sistemas educativos, a nível mundial, que garantam a equidade e a  igualdade de oportunidades. 
 
O website http://www.inclusive-education-in-action.org constitui o  principal instrumento  de partilha de informação, disponibilizando, para além de dados sobre o próprio projecto,  materiais de suporte e exemplos de boas práticas, organizados em diferentes categorias e  apresentados sob diferentes perspectivas. A pesquisa no site pode ser efectuada por áreas  temáticas, por regiões geográficas/países, por acções ou por tipo de materiais (e.g. fotografias, vídeos, etc.). 
 
Os exemplos apresentados pretendem mostrar como diversas pessoas, em todo o mundo,  apostam no desenvolvimento da educação inclusiva, reconhecendo a inclusão como um  direito humano fundamental e a base para uma sociedade mais justa e igualitária. Conscientes  de que nem sempre os exemplos apresentados poderão ser aplicados em diferentes situações  e locais, a equipa responsável pelo projecto IEA pretende que constituam um estímulo para a  discussão e possam inspirar decisores políticos e comunidades educativas a traçar os seus  próprios percursos para a inclusão. 
 
Portugal, a pedido da Agência Europeia, participa com um vídeo produzido pelo Ministério da  Educação, filmado nos agrupamentos de escolas n.º 1 de Évora, Pedro Eanes Lobato e Grão  Vasco. O vídeo mostra alunos com diferentes capacidades envolvidos em diversas actividades  da vida escolar apresentando, em paralelo, os direitos dos alunos com necessidades educativas  especiais estabelecidos na legislação portuguesa.

Para visualização do vídeo, clicar aqui. 
 
 
In: INCLUSO

Sem comentários:

Enviar um comentário