terça-feira, 18 de janeiro de 2011

“O meu desejo era que ele falasse”

Com apenas dois dias de vida, Ricardo foi vítima de uma meningite que lhe provocou uma paralisia cerebral. O menino de dez anos, residente em Santo Tirso, luta desde que nasceu para conseguir andar e falar, com a ajuda dos pais e de terapeutas. Mas o intenso trabalho feito até agora pode cair por terra por falta de dinheiro para pagar os tratamentos.

"São cerca de 500 euros por mês que gastámos com os tratamentos do Ricardo, que graças às terapias conseguiu melhorar muito. Só para a terapia da fala, por exemplo, temos de gastar 300 euros mensais. Até agora temos conseguido assumir as despesas, com algumas ajudas, mas o meu marido ganha apenas 500 euros e precisamos de mais apoio", disse ao CM Madalena Abreu, mãe de Ricardo.

Há três meses, quando os tratamentos de Ricardo estavam ameaçados por falta de dinheiro, Madalena fez publicamente um pedido de ajuda. Lançou panfletos a explicar a doença do filho, que foram colocados em cafés e lojas, das áreas de Santo Tirso e Famalicão. Gerou-se uma onda de solidariedade que levou um clube de automóveis local a organizar um encontrou de carros tuning, cujas receitas revertem a favor de Ricardo.

"Na altura, se não fossem essas ajudas, os tratamentos do meu filho iam ser interrompidos. Foi um apoio precioso, mas os tratamentos têm de continuar e o dinheiro continua a ser pouco", disse ao CM Madalena Abreu. Desde que começou as intensivas terapias, Ricardo melhorou e já consegue andar pelo próprio pé, mas ainda não consegue formular palavras. Está no quarto ano de escolaridade, mas ainda não consegue escreve sem um computador. "O meu maior desejo era que ele conseguisse falar. Que conseguisse aproximar-se da independência. Mas para isso precisamos de instrumentos caros e de muita terapia", concluiu a mãe de Ricardo. 

Pode visualizar o vídeo em:


Sem comentários:

Enviar um comentário