quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sair de cena

Para além de ignorar ou não dar atenção, existem outras formas, mais elaboradas, de mostrar à criança que não queremos presenciar o seu comportamento incorrecto. Chamo-lhes "sair de cena". Aqui a criança sabe que estamos a assistir a uma birra mas a informação que deixamos passar é algo do género "Eu sei que estás a fazer uma birra, mas não vou ceder a essa chantagem. E como não quero assistir à tua birra vou fazer outra coisa". Para ela isto tem um efeito inesperado pois o que ela queria era que nós, cansados de mais um dia de trabalho, cedêssemos àquela manipulação e a deixássemos fazer o que quer. Quando saímos de cena a actriz fica sem público e o espectáculo deixa de fazer sentido. Em poucos segundos, a birra acaba.

Algumas crianças são mais persistentes e seguem-nos pelas divisões da casa, reiniciando a birra sempre que nos encontram. Esta atitude exige muita força de vontade dos pais, que a partir do momento em que a tomam não podem voltar atrás.

Quando esta atitude de "sair de cena" é posta em prática, por vezes, no início, o comportamento da criança piora, porque ela acha que não está a portar-se suficientemente mal para conseguir atrair a nossa atenção. Mas passada essa fase, e se formos persistentes, o comportamento melhora sempre.

Esta forma de actuar é ainda mais eficaz se combinada com dar atenção à criança, encorajá-la e elogiá-la quando está a portar-se bem.

Pediatra Paulo Oom

Sem comentários:

Enviar um comentário