sexta-feira, 1 de abril de 2011

Tecnologia móvel, sem fios, para pessoas com deficiência auditiva

Com o acesso à banda larga as pessoas com deficiência ou incapacidade auditiva são o mais novo grupo de pessoas a beneficiar com a difusão das novas tecnologias. Já existem aparelhos para audição que utilizam o sistema wireless - o mesmo que é utilizado para acesso à da internet sem fios - para melhorar a qualidade de vida de quem tem dificuldades para ouvir, no Brasil.

Sabe-se que ter esta possibilidade promove uma vida mais activa e garante uma maior liberdade e segurança ao paciente.

Hoje existem sistemas que se conectam sem fios aos aparelhos auditivos e aos aparelhos de televisão, rádio, telefones, computadores, MP3 e até aos aparelhos de GPS. Garante-se assim que o utilizador tenha uma experiência de vida como a de qualquer pessoa com audição normal.

Através de um pequeno dispositivo que fica pendurado discretamente como um colar, pode por exemplo, ouvir-se música e atender um telefonema, sem estar com o telefone próximo ao ouvido.

Essa interacção entre os aparelhos ocorre porque o som que sai dos equipamentos portáteis é enviado via bluetooth para este acessório no pescoço e transmitido no mesmo instante, para o aparelho auditivo, sem a necessidade do uso de quaisquer fios.

In: Ajudas

Sem comentários:

Enviar um comentário