sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dizer "não" de outras formas

Quando é preciso interromper um mau comportamento ou responder negativamente a uma pergunta dos nossos filhos, o "não" é a palavra mais forte e a mais utilizada. 

Mas se usada por sistema perde a sua força. Por isso, por vezes temos que ser criativos e usar alternativas, o que pode ajudar a criança a aceitar melhor a nossa recusa. Frases como "hoje não, mas amanhã podemos falar sobre isso outra vez" ou "vou pensar sobre isso" podem servir para aliviar a tensão quando o "não" é proferido muitas vezes. Podemos também estabelecer um prazo dizendo "sim, mas só depois de..." ou "sim, mas só quando..." o que são também formas de tornar mais aceitável, por parte da criança, a nossa resolução de não ceder naquele momento. Pode também ser útil dar informação em vez de simplesmente dizer "não" como por exemplo "penso que é proibido correr nesta loja". Todas estas alternativas fazem com que a palavra "não" seja proferida e ouvida menos vezes, não a deixando perder a sua força.

Se a criança é dada a birras ou amuos, temos de estar preparados para o que vem depois, mas não deixar que esse tipo de manipulação modifique a nossa resposta. Há que manter a calma e seguir em frente. É importante ser coerente e honrar as nossas palavras. Isto pode ser mais complicado quando não estamos sozinhos com a criança, mas em público, como no supermercado ou no centro comercial.

Pediatra Paulo Oom

1 comentário:

  1. Faz-se necessário argumentar o "não" ou seguir a teoria do "sim" exposta no seu texto. O importante é saber impor limites a criança de forma que a faça refletir e crescer com sabedoria e discernimento do que pode ou não pode.
    Abraços Fraternos
    Kekel

    ResponderEliminar