quarta-feira, 18 de maio de 2011

"Falando com quem Faz...: Inclusão - Práticas, Rotinas e Saberes”


É já no sábado (21/05/2011) que decorrerá mais uma sessão do ciclo "Falando com quem faz..." no qual as nossas colegas de Leiria darão testemunho da sua prática com crianças e jovens com NEE.

PARTICIPE!... INCREVA-SE!... DIVULGUE!

“Falando com quem faz…”

Das 10h00 às 13h00- 21 de Maio de 2011

“Inclusão - Práticas, Rotinas e Saberes” - Helena Berenguer e Celina Onofre

Local: CERCIPÓVOA

Urbanização Quinta da Piedade

2625-160 Póvoa Sta. Iria

Associados: gratuito

Não associados: 7,50€

Pagamento por transferência bancária

(NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4)

Inscrição e envio de comprovativo (de preferência digitalizado) para:


Palavras-chave: Inclusão; Metodologia de Projecto; Aprendizagens; Diferenciação Pedagógica.

Esta apresentação centra-se na partilha efectiva de experiências em educação, mais especificamente no âmbito das Necessidades Educativas Especiais e na sua prática. Destacamos a ideia de que se aprende melhor se se aprender em conjunto, com diferentes pontos de partida e diferentes percursos de aprendizagem.

Apontamos um conjunto de objectivos que nos parecem abarcar o que pretendemos desenvolver e simultaneamente nos permitem ter um fio condutor para a nossa prática diária:

   - Proporcionar aos alunos o contacto directo com o meio onde vivem;

   - Criar condições de promoção do sucesso escolar e educativo;

   - Criar atitudes e hábitos positivos de relação e cooperação.

Em termos metodológicos optámos pela metodologia de Projecto, por ser esta a mais indicada para ultrapassar as dificuldades face à Escola de hoje, o ciclo de desinteresse pela mesma, a existência de alguns jovens desajustados e a necessidade de as aprendizagens se realizarem de uma forma diferente, em que a relação com o professor e o trabalho seja também ela distinta e em que os conteúdos curriculares se transformem em algo significativo.

O trabalho de projecto apesar de desenvolver competências disciplinares, obtém sentido fora das disciplinas, colaborando para que a Escola se torne um lugar de produção de novos saberes. Assim, o projecto é uma porta aberta sobre os interesses dos alunos, no que diz respeito à orientação escolar e profissional, além de que pode ser o suporte da educação para a Cidadania e aprendizagens ao longo da Vida.

Nesta perspectiva, a pertinência do trabalho desenvolvido no âmbito da Educação de crianças/jovens com Necessidades Educativas Especiais centra-se numa postura facilitadora da diferença, isto é, a Educação faculta às crianças/jovens formas de aprendizagem proporcionais às suas capacidades em vez de exigir aprendizagens à medida e ao ritmo da Escola. Desta forma, usando uma diferenciação pedagógica para além de beneficiar as crianças/jovens diferentes beneficia-se também os demais alunos uma vez que se está a educar para a Inclusão construindo uma sociedade mais justa, mais consciente e mais responsável.

Sem comentários:

Enviar um comentário