sábado, 7 de maio de 2011

Um olhar, um aviso

OUTRA FORMA que temos para desencorajar o mau comportamento dos nossos filhos consiste em mostrar-lhes, de forma simples, que não aprovamos o comportamento que estão a ter naquele momento. Tal como falamos no "sair de cena" da semana anterior, também aqui o nosso esforço é mínimo, pelo que, se for eficaz, é uma das formas de actuação preferidas por muitos pais.

Esta forma de actuar capta a atenção da criança por ser inesperada. Quando ela pensa que vai ouvir alguma repreensão, um sermão ou ser posta de castigo, o pai ou a mãe apenas olham para ela, em silêncio. Nada mais é necessário. Nenhum esforço adicional. Nenhuma ordem, nenhuma reprimenda, nenhum sermão. Mesmo assim o objectivo é alcançado. Esta atitude tem a vantagem de não exigir esforço da nossa parte. Pode ser seguida, mais tarde, se for necessário, de uma conversa entres os pais e a criança. 

É uma forma de actuação que pode não resultar nas crianças mais novas (geralmente antes dos cinco anos) que necessitam que lhes seja dito de forma mais concreta o que devem fazer. Pode também perder força se for utilizada com muita frequência. Nas crianças mais pequenas, por vezes olhar em silêncio não basta e a criança deve ser lembrada de uma regra que deve cumprir. Esta atitude tem a vantagem de não exigir esforço, mas pode tornar-se cansativa e perder algum efeito se forem necessárias muitas repetições.

Se isso acontecer outras

medidas devem ser postas em prática.

Por: Pediatra Paulo Oom

Sem comentários:

Enviar um comentário