sexta-feira, 27 de maio de 2011

Uma segunda oportunidade

Muitas vezes preferível a qualquer outro método, o melhor que temos a fazer é dar aos nossos filhos uma segunda oportunidade quando eles se portam mal. Não significa que ignorámos o mau comportamento ou que não nos importamos com aquilo a que acabámos de assistir. Pelo contrário: reparámos, não o aprovamos, mas achamos que aquela criança pode e sabe fazer melhor.

Esta forma de proceder é muito útil com as crianças mais novas, pois representa uma oportunidade para treinar aquilo que os pais consideram o comportamento mais correcto. Pode ser utilizada para as boas maneiras à mesa mas também para fazer a cama, arrumar o quarto, pôr a louça na máquina, fazer os trabalhos de casa com uma letra bonita, cumprir com as regras de um jogo e muitas outras situações. De uma forma geral, pode ser aproveitada sempre que sabemos que a criança sabe comportar-se devidamente mas por qualquer razão não o fez e nós achamos que ela merece uma hipótese para se redimir. É também uma forma muito útil quando não temos a certeza se a criança sabe qual a forma correcta de actuar pois estamos a dar-lhe atenção enquanto ela executa a tarefa pela segunda vez, podendo ajudá-la se necessário (casos de fazer a cama ou arrumar o quarto, por exemplo). 

No entanto, se usada repetidamente, esta forma de actuar perde o seu efeito, pois a criança passa a usar o mau comportamento apenas para chamar a nossa atenção. Por isso mesmo, a técnica da repetição apenas deve ser utilizada de forma pontual.

Pediatra Paulo Oom

Sem comentários:

Enviar um comentário