quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pôr de castigo

Por vezes a única forma de pôr fim de imediato ao mau comportamento e conseguir que os nossos filhos se comportem como queremos e achamos mais adequado é pondo-os de castigo. Isto significa que, durante algum tempo, a criança fica sozinha num local escolhido por nós, tendo tempo para se acalmar e pensar um pouco nas razões de ali estar, levando-a isso (esperamos nós) a modificar o seu comportamento numa próxima oportunidade. Este método pode ser utilizado a partir dos três anos.

Mas se isto parece relativamente simples, muitos pais podem testemunhar mil e uma peripécias que os levaram à beira de um ataque de nervos quando tentaram pôr uma criança de castigo. Sabe porquê? Porque pôr de castigo não é fácil, é uma arte. E como tal tem os seus segredos para que seja bem sucedida.

Tudo começa por, face a um comportamento inadequado, avisar a criança de que, se o repetir ou não parar, vai ficar de castigo. Pode ser utilizada a técnica de contar até três. Este aviso tem de ser dado com uma voz firme e calma. Nada de gritos ou irritação, pois isto só distrai a criança da mensagem que queremos transmitir. Se a mensagem for dada de forma clara e tranquila, a criança não vai ter dúvidas de que falamos a sério. Se nos descontrolamos damos um péssimo exemplo de comportamento e o que podemos ensinar pondo-a de castigo perdemos com a perda de controlo que transmitimos. 

Pediatra Paulo Oom

Sem comentários:

Enviar um comentário