sexta-feira, 3 de junho de 2011

Terapia Aqua-Bioenergética em Crianças com Necessidades Especiais

O apoio a crianças, jovens e adultos com necessidades especiais é uma preocupação das sociedades actuais. Esta realidade tem alertado para a importância do diagnóstico atempado e da prática da intervenção terapêutica precoce em casos como a paralisia cerebral, autismo, trissomia 21, défices cognitivos, entre outros, onde se têm obtido bons resultados na melhoria das competências motoras, cognitivas e sociais dessas pessoas.

No caso específico das crianças de tenra idade, é amplamente aconselhável o seu acompanhamento precoce em centros especializados e multifacetados, que trabalhem em estreita articulação dinâmica com os pais e familiares próximos, promovendo assim, uma participação activa no processo de desenvolvimento cognitivo, motor e social da criança.

Existem diversas modalidades de terapias alternativas naturais que podem ajudar na promoção da melhoria da qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais, diminuindo ou até mesmo, suprimindo a necessidade de tratamentos medicamentosos e/ou cirúrgicos. Técnicas terapêuticas como a Cromoterapia, Terapia Sacro-Craneana, Osteopatia, Shiatsu, Acupunctura, Terapia Aqua-Bioenergética, entre outras, são bons exemplos de técnicas que têm tido efeitos terapêuticos extremamente benéficos para pessoas com diversos tipos de necessidades especiais.

O que é a Terapia Aqua-Bioenergética?

A Terapia Aqua-Bioenergética é uma técnica terapêutica, registada no IGAC (Inspecção Geral das Actividades Culturais), desenvolvida através da união de terapias como a Sacro-Craneana, Acupunctura, Osteopatia, Shiatsu, entre outras, com resultados comprovados a diversos níveis, tendo como base científica a teoria hidrodinâmica.

A compreensão das propriedades físicas da água (empuxo / impulsão, flutuação, pressão hidrostática, refracção) e das alterações fisiológicas do corpo em imersão são recursos importantes que auxiliam na eficaz utilização da água (aquecida a uma temperatura adequada) que actua como catalisadora na diminuição das zonas de sustentação, facilitando os movimentos e consequentemente, promovendo a correcção das disfunções.

Em que consiste a Terapia Aqua-Bioenergética?

A Terapia Aqua-Bioenergética é realizada numa piscina de água aquecida (aproximadamente 30 graus centigrados), por, no mínimo, dois terapeutas por cada paciente. O seu desenrolar é caracterizado por toques subtis, que acompanham os movimentos espontâneos do corpo, promovendo o aumento da actividade fisiológica, maior estiramento e relaxamento. Da mesma maneira, possibilita a diminuição de restrições em tecidos mais profundos, auxiliando a localizar os pontos onde as emoções se somatizam, alojando-se em forma de quistos energéticos, ajudando assim, à libertação, desbloqueio espontâneo por parte do paciente.

Resultados da Terapia Aqua-Bioenergética 

A Terapia Aqua-Bioenergética tem apresentado bons resultados ao nível: 

- Do relaxamento muscular; 
- dissociação da cintura escapular e pélvica; 
- melhoria do fluxo energético corporal; 
- melhoria da circulação sanguínea e linfática; 
- melhoria da coordenação e estabilidade; 
- melhoria da capacidade respiratória;
- melhoria da auto-estima; 
- diminuição do stress; 
- aumento da flexibilidade e 
- melhoria da consciência emocional.

O seu objectivo incide sobre a libertação somática e emocional do individuo, através da estimulação das capacidades psicomotoras e de coordenação, potenciando mudanças integradas ao nível das cognições e dos comportamentos, permitindo ir ao encontro das expectativas e objectivos individuais e colectivos (da família e da sociedade).

No caso dos bebés, é de extrema importância a presença da mãe ou do pai na água, participando em todo o processo e até, sendo alvo da terapia, com isso, procura-se melhorar a consciência emocional da mãe e/ou pai.

Todo o processo terapêutico é complementado no gabinete com sessões de Terapia Sacro-Craneana e Cromoterapia.

A Cromoterapia utiliza as cores do espectro solar (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) para restaurar o equilíbrio físico-energético nas áreas do corpo atingidas por alguma disfunção.

As cores produzem mudanças químicas de forma subtil no ser humano e interferem no seu metabolismo ao nível físico e emocional. Esta terapia está fundamentada na medicina, na física e na bioenergética, que estuda as transformações de energia nos seres vivos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Cromoterapia é benéfica a portadores de (vários)qualquer tipo de disfunção. 

Os terapeutas por de trás da terapia 

A Terapia Aqua-Bioenergética realiza-se desde há 7 anos, integrando uma equipa de técnicos das Terapias Não Convencionais. Desde então, a equipa tem adoptado, em conjunto, procedimentos desenvolvidos nas formações técnicas específicas de cada um.

O objectivo primordial deste grupo de profissionais tem sido o de melhorar a qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais, através da promoção de mudanças estruturais e comportamentais, que levem a um estado de saúde plena, com vitalidade, equilíbrio e harmonia, proporcionando uma vida com prazer e qualidade.

Assim, é através de uma ética de solidariedade que tem sido possível disponibilizar a Terapia Aqua-Bioenergética a crianças com necessidades especiais, graças à cedência, por parte do HR Clube de Alverca, da piscina e das suas instalações e à dedicação dos quatro terapeutas envolvidos.

“Fica sempre com o rio da vida 
Nunca tentes ir contra a corrente 
Nem tentes ir mais depressa que o rio 
Move-te apenas em absoluto relaxamento 
A fim de que em cada movimento estejas 
À vontade e em paz com a existência”. 

Osho

Autora: Dra. Maria José Oliveira – Naturologista, Naturopata
(membro da Câmara Nacional dos Naturologistas (CNNET))

Telm: 934 872 578

In: Ajudas

Sem comentários:

Enviar um comentário