quarta-feira, 27 de julho de 2011

Escolas (públicas ou privadas), Professores, Família.O papel de cada um.

O Ajudas.com através da sua fundadora tem estado sempre, de forma construtiva, a participar no Programa Opinião Púbica da SIC Notícias. Hoje foi a vez de reforçar a necessidade da existência do rigor e do profissionalismo dos professores e também do maior apoio da família.

A escola tem um papel preponderante no futuro mas como pais não nos devemos demitir de pelo menos intervir tanto quanto pudermos na educação dos nossos filhos. O mito do Privado ser sempre melhor é um MITO. Tente perceber-se porquê...

O ministério vai com toda a certeza trabalhar no sentido de perceber qual a melhor forma de permitir que os professores não percam tanto tempo em burocracias(serão elas todas válidas?) e garantir que estes profissionais se empenham em cada caso, em cada criança. Cada uma tem direito a aprender e a ter a devida atenção do professor, independentemente das suas dificuldades ou necessidades.

As NEEs são um enorme desafio mas hoje todas as salas de aulas têm desafios que devem ser encarados de frente. Em muitos casos devem ser formados técnicos especializados.
O certo é que muitas vezes o professor se demite de situações apenas porque "dão muito trabalho!".

Algo insustentável! Assim não há ministério que consiga actuar ...Temos pena...porque temos filhos que precisam de PROFESSORES apesar de nós pais, sermos atentos e dedicados. Aqui talvez como pais, interessados, atentos e pró-activos, consigamos fazer ver esta realidade.

Muitas outras situações existem, de empenho, de enorme profissionalismo e de grande carácter, como é por exemplo ( e os bons exemplos devem aqui ser dados), do Agrupamento Fernando Pessoa nos Olivais em Lisboa. Um leque bem alargado de diferentes (MUITO diferentes) necessidades e situações sócio-económicas, rodeado de um competente quadro de docentes geridos por um excelente Presidente do Conselho executivo.

O Ajudas.com redigiu este texto após ter recebido inúmeros pedidos na sequência da intervenção de hoje, dia 26 de Julho, na SIC Notícias pelas 17.30.

In: Ajudas

Sem comentários:

Enviar um comentário