terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Solidariedade ajuda menino com espinha bífida

Graças a uma onda de solidariedade, um casal de desempregados de Oliveira do Bairro conseguiu reunir os equipamentos necessários para a mobilidade do filho de três anos que nasceu com espinha bífida. Mariana e Johnny conseguiram finalmente os fundos necessários para a aquisição destas peças que proporcionarão a Jesus uma vida melhor.

Com 71% de incapacidade motora mas uma capacidade cognitiva bem desenvolvida, Jesus precisava de “uma cadeira de rodas, de uma cadeira de banho e de uma standing-frame” para conseguir levar uma vida independente, movimentando-se sem restrições, conta Mariana Corser, mãe de Jesus, à RTP.

“O que queremos é fortalecer a sua boa capacidade cognitiva, proporcionando-lhe uma vida o mais normal possível apesar das suas limitações motoras”, diz Johnny Fernandes, pai do menino.

A campanha “Umas Rodas para Jesus”, levada a cabo desde Maio no blogue que o casal criou para dar a conhecer a história do filho, não foi o suficiente para a realização deste desejo do casal. Em Novembro, contudo, ganhou velocidade graças ao apoio do infantário que o menino frequenta.

“Com estes equipamentos, se o Jesus quisesse um objeto, ia conseguir adquiri-lo. Com a cadeirinha ia poder movimentar-se e se quisesse um carrinho, um jogo ou uma caixinha de lápis ia conseguir ir buscá-los. E isso é uma maravilha porque não implica uma dependência dos outros”, explica Catarina Almeida, Diretora Técnica do Infantário Frei Gil.

Em pouco mais de um mês - ainda com a ajuda de um banco, de uma cadeia alimentar de supermercados e o contributo de muitos outros cidadãos - foi possível garantir todos os equipamentos a Jesus.

“Somos pessoas de força, que lutam e acreditam e isso foi determinante no modo como a sociedade portuguesa reagiu e ajudou o Jesus”, afirma a mãe do menino.

As três peças prometidas ao casal já se encontram a caminho, mas a campanha ainda continua de pé. O objetivo é angariar fundos que financiem as despesas médicas de Jesus nos próximos anos. Por agora, o casal, com outros dois filhos, pede só mais um desejo para que este Natal seja mesmo perfeito: “Que os dois arranjemos um emprego”.

Clique AQUI para aceder ao blogue do menino.

In: JN online

Sem comentários:

Enviar um comentário