quinta-feira, 15 de março de 2012

Ciclo de Sábados: "REDEinclusão- Funcionalidades e Utilização"

Este sábado estava subordinado ao tema "REDEinclusão- Funcionalidades e Utilização" e tivemos o privilégio, a honra de contar com uma dinamizadora considerada por quase todos os profissionais ligados à Educação Especial como “a Mãe" da Educação Especial em Portugal, a Dra. Ana Maria Bénard da Costa.

Foi uma sessão que decorreu num sábado de manhã e que contou com uma sala cheia de profissionais ligados à Educação Especial, o que prova que todos juntos podemos fazer uma mudança sustentada e equilibrada.

A Dra. Ana Bénard da Costa começou a sua preleção apresentando a todos os presentes o filme: “Escolas Acolhedoras”, um filme da Unesco sobre a Inclusão no Mundo, onde foram visitadas várias escolas sendo possível visualizar as diferentes experiências e práticas, os sucessos e desafios das diferentes comunidades escolares.

De seguida os presentes foram desafiados a refletir em grupo sobre o respetivo filme. Dessa reflexão realçamos algumas das ideias:

  • É necessária a colaboração entre docentes que tenham sempre no pensamento a criança e tudo o que a rodeia;
  • A atitude é muito importante. É necessário encarar a diferença como uma força;
  • É possível incluir sem grandes equipamentos;
  • Os alunos devem ter uma participação efetiva em todas as atividades da Escola;
  • Os objetivos da Escola são os mesmos para Todos, é preciso é flexibilizar;
  • E a participação dos Pais de ser efetiva.
A Dra. Ana Bénard da Costa apresentou seguidamente o site da REDEinclusão, mostrando todas as funcionalidades que o mesmo possui, bem como a grande variedade de documentos essenciais para a prática do Docente de Educação Especial.

Este site deverá constituir sem dúvida uma referência para todos os docentes de educação especial, quer pela variedade de documentos que possui quer pela partilha de boas práticas inclusivas.


A próxima sessão do ciclo de sábados, decorrerá no dia 21 de abril, com o "convidado" Dr. Joaquim Colôa, subordinado ao tema "A comunicação não verbal e a intervenção com crianças com N.E.E."

Para quem quiser efetuar a inscrição no "Ciclos de Sábados", durante 2012, poderá fazê-lo através do link:



In: Newsletter da PIN-ANDEE, de março 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário