quarta-feira, 21 de março de 2012

Medicamento para doença dos pezinhos disponível em março

O medicamento Tafamidis, para tratamento da paramiloidose, mais conhecida como a doença dos pezinhos, poderá estar disponível no Serviço Nacional de Saúde no final de março para 250 doentes, revelou o presidente da Associação Portuguesa de Paramiloidose.

A Associação Portuguesa de Paramiloidose (APP) esteve reunida durante a tarde desta terça-feira com o secretário de Estado e da Saúde, Manuel Teixeira. Na reunião esteve também presente o presidente do Infarmed, Jorge Turgal, e no final a associação obteve uma resposta que esperava "há muito tempo".

"O secretário de Estado disse-nos que o processo estava muito bem encaminhado, da parte do Governo estava tudo terminado e que da parte do Infarmed havia mais algumas coisas a acertar no contrato, mas que tudo levava a crer que no fim deste mês de março (o Tafamidis) estaria em Portugal", revelou Carlos Figueira.

O presidente da APP disse não querer criar falsas expetativas nos doentes com paramiloidose, mas garantiu ter tido da parte do presidente do Infarmed a garantia de que a Autoridade Nacional do Medicamento "está a fazer todos os possíveis para que até ao fim do mês o medicamento fosse um facto em Portugal".

Significa, por outras palavras, que o medicamento vai estar disponível gratuitamente no Serviço Nacional de Saúde (SNS), numa primeira fase para 250 doentes, explicou Carlos Figueira.

"Saímos da reunião felizes, bastante contentes, mas agora queremos ver na prática e no terreno isso acontecer", disse o líder da APP, acrescentando que não é possível, para já, saber quantas são as pessoas que sofrem de paramiloidose porque o registo português da doença prometido pelo atual Governo ainda está em fase de construção.

Carlos Figueira disse ainda que o medicamento vai estar disponível na Unidade Clínica de Paramiloidose, no Porto, e no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

In: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário