quinta-feira, 24 de maio de 2012

Criança de seis anos impedida de frequentar escola por ser hiperactiva

O jornal Público de hoje lançou a notícia que uma "Criança de seis anos impedida de frequentar escola por ser hiperactiva".

Eu não vou comentar o caso em si porque não o conheço e não quero fazer inferências embora me pareça que existem aqui comportamentos que não são de uma PHDA.

Vou comentar sim algumas situações que me parecem preocupantes.

A primeira é o facto de uma medida desta ter sido tomada e cito o jornal Público: "... concertada entre a equipa médica pedopsiquiatra, docentes da educação especial, direcção da escola e assistente social, que acompanham o caso." A mim espanta-me que a família/encarregado de educação não esteja presente nesta equipa, de modo a serem encontradas estratégias para a intervenção com todos os intervenientes.

Até porque para mim o que me preocupa não é o facto da criança ter sido suspensa, o que me preocupa é a atitude negligente de um estabelecimento de ensino e do Ministério que negam o direito de educação a uma criança. Não consigo perceber como é que uma escola se demite de ajudar e de intervir com um aluno.


De lamentar ainda é a postura deste Ministério que mais uma vez volta a tomar uma medida negligente que prejudica os alunos com necessidades educativas especiais.

1 comentário:

  1. estou totalmente de acordo. tenho uma filha de 9 anos hiperativa que só agora,ao fim de 4 anos, tem acompanhamento a nível hospitalar com a médica do desenvolvimento e a psicóloga para ajudar a trabalhar os comportamentos e a postura dela a todos os níveis. já chorei muito e sei o que os avós desse menino sentem em relação a isto tudo.

    ResponderEliminar