quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dia Mundial da Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social

Hoje é o Dia Mundial da Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social, data que me faz reflectir sobre o actual estado da nosso sociedade.

Vivemos momentos complicados e assistimos diariamente a um aumento do desemprego, da pobreza e da exclusão social.

Disse-o na reflexão anterior que as políticas educativas no nosso País não valorizam as pessoas, apenas olham para os números...Mas este fenómeno não é exclusivo do Ministério de Educação, é problema deste Governo!!! Esta atitude leva a cada vez mais austeridade do povo, mas sempre com a exceção de quem nos (DES)governa.

Na minha opinião a exclusão social são os problemas que conduzem ao afastamento de uma ou mais pessoas de determinada comunidade ou grupo onde está inserida. Ora com o aumento do desemprego verificamos cada vez mais pessoas a isolarem-se da sua comunidade, assistimos diariamente a um aumento desgovernado da pobreza.

Falar de exclusão social é também falarmos do direito à educação. Sim, porque não se trata apenas de ser rico ou pobre. A exclusão social pode assumir outras formas, tais como a discriminação contra as pessoas de outras nacionalidades, contra crianças em idade escolar, contra as pessoas com deficiência, entre outros.

Este post serve para relembrar que chegou a hora da mudança. É hora de dizer basta, de fazer um grito de mudança e de se mudarem atitudes e mentalidades!!! 

Não sonho em mudar tudo num momento, mas comecemos por deixar as atitudes discriminatórias que permanecem na nossa sociedade de fora. E passemos a valorizar a diferença e a multiculturalidade!

Cada um de nós tem uma palavra, um gesto para mudar...por isso que a verdadeira Inclusão comece já!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário