sábado, 13 de outubro de 2012

Reflexão

Durante algum tempo andei distante da escrita e partilha das minha reflexões neste espaço. Algum desânimo, muitas hipocrisias e várias lutas fizeram-me distanciar das reflexões escritas, mas não da luta diária pelos valores de uma Escola Inclusiva.

Sim é verdade que vivemos um período conturbado e que as políticas educativas esquecem-se das pessoas e apenas olham a números, mas quem está no terreno tem o dever de dar valor às pessoas. 

Muitas são as críticas, muitos as lamentações, mas para mim, neste momento, apenas me interessa continuar a lutar por um ideal em que acredito.

O trabalho do dia-a-dia com as crianças, com as suas famílias e com os meus colegas leva-me a acreditar que é possível criar Escolas que defendam a Equidade e a Diversidade, mas também acredito que é realizável tornar a Sociedade em que vivemos verdadeiramente Inclusiva. 

Vivemos rodeados de muitos cépticos que não acreditam nos ideais! São muitos os que me dizem que isso é uma utopia, que não passa de um sonho. Outros afirmam convictamente que nada disto é possível. Existem até pessoas que dizem que "sem recursos não é possível fazer a Inclusão".

Pois bem, em minha opinião, os recursos são realmente importantes, mas os valores de uma Escola realmente Inclusiva estão nas pessoas! É fundamental estabelecer as "pontes" entre todos os intervenientes através do diálogo, do respeito e da compreensão pois só dessa forma se conseguem construir alicerces sólidos.

Acabo esta reflexão fazendo referência a uma metáfora com que o psicomotricista Luís Fernandes terminou a sua intervenção num Encontro, dizendo que é preciso lançarmos mais pedras ao charco para podermos espalhar os valores de uma Escola Inclusiva.


Sem comentários:

Enviar um comentário