quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ponto de Vista sobre a Petição dos Professores de Educação Especial contratados

Há uns dias que anda a circular uma petição, por parte de um grupo de docentes de educação especial que apela à mobilização dos docentes contratados de educação especial.

Nada tenho contra o grupo, nem contra a petição...muito pelo contrário...Penso é que "pegaram" pelo lado errado, mas passo a explicar.

A petição faz referência a este exemplo: "somos preteridos por quem não tem experiência neste grupo e tirou a Pós-Graduação/Especialização há pouco tempo e não tem tempo de serviço neste grupo de recrutamento, passando à nossa frente. Muitos de nós com 5/6 de anos de serviço na Educação Especial não temos sequer a possibilidade de ir a uma entrevista. A nossa experiência é totalmente desvalorizada!". O que é certo é que para se ter experiência é necessário trabalhar e estou certo que aqueles que estão a "passar à frente" têm tanto ou mais tempo de serviço. Sim, porque antes de sermos Docentes de Educação Especial, somos Professores.

Na minha opinião aquilo porque devíamos lutar era pela qualidade da formação...Sim, porque há formações de 3 ou 4 meses, há formações que são totalmente (ou quase) realizadas via e-learning e claro temos também outros casos de formações de um ano ou mais. Qual o motivo desta discrepância?! Terão estes exemplos preparado os alunos da mesma forma?!

Na Petição é dito que "Para nós, os alunos com Necessidades Educativas Especiais não são um laboratório de experimentalismo."...Por esta razão é que esta devia ser uma petição que lutasse pela qualidade da formação!!!

Mais uma vez digo, não estou contra a petição...acho que se está a inverter a luta...a luta de todos nós devia ser a mesma...Lutar por uma Educação de Qualidade para Todos os Alunos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário