terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O turismo inclusivo da Desafio das Letras (com VÍDEO)

Desenhada por um guia de montanha que queria que o seu sobrinho, miopata, o pudesse acompanhar nas caminhadas, a joelette é um meio de transporte de inclusão social, especificamente construído para o turismo de natureza – é uma espécie de cadeira todo-o-terreno que permite transportar pessoas com mobilidade reduzida.

Depois de um período de crowdfunding – financiamento colectivo –, a Desafio das Letrasadquiriu um joelette para as suas caminhas de ecoturismo inclusivo. “Dá para ir para sítios absolutamente incríveis. Já estive no fundo de uma mina romana, em sítios com arribas enormes. Isto dá para ir a qualquer lado”, explicou ao Economia Verde Isabel Pereira dos Santos, da Desafio das Letras.

No local onde o Economia Verde ficou a conhecer a joelette, a ecopista do montado, em Montemor-o-Novo, o piso não é muito irregular. Mas, ainda assim, difícil para pessoas com mobilidade reduzida. Esta cadeira todo-o-terreno permite chegar a sítios onde Isabel Pereira dos Santos, há pouco tempo, não sonhava ir.

“Quero ir ao Porto, que é uma cidade terrível para caminhar. E [a joelette] é a única maneira que tenho de lá ir”, explicou a responsável.

Para a Desafio das Letras, o turismo inclusivo é mais do que uma oportunidade de negócio. “É uma abertura para várias pessoas, ligada, também, ao facto de a população estar a envelhecer bastante”, frisou Isabel.

Ainda assim, a empresa não pretende unicamente associar-se a este público. “Poderia ser um nicho de mercado muito mais interessante, mas não foi essa a perspectiva. Queremos que todos sejam tratados em pé de igualdade”, afirmou Luís Jordão, também da Desafios das Letras.

Conheça melhor a joelette e os passeios inclusivos da Desafio de Letras no episódio 191 do Economia Verde.


Sem comentários:

Enviar um comentário