quinta-feira, 31 de julho de 2014

Ecrãs adaptam imagens para pessoas com dificuldades visuais

Investigadores da Universidade de Berkeley estão a criar um sistema que permite alterar o tamanho das imagens do monitor de um tablet ou computador, de forma a facilitar a vida às pessoas com problemas de visão, conta o Daily Mail.

Os ecrãs inteligentes vão passar a adaptar-se, em breve, de forma automática para as pessoas com dificuldades em ver ao perto. Desta forma, estas pessoas deixarão de ter de usar óculos enquanto utilizam um tablet ou estão ao computador no trabalho, referem investigadores da Universidade de Berkeley.

Este sistema utiliza um algoritmo que consegue alterar a imagem automaticamente consoante a necessidade do leitor.

“Vivemos num mundo onde os ecrãs estão presentes em todo o lado e ser capaz de interagir com os monitores é um dado adquirido. No entanto, as pessoas com desordens visuais mais graves possuem irregularidades na forma da córnea, e essa irregularidade faz com que seja muito difícil encontrarem uma lente de contacto que lhes encaixe, obrigando-as a usar óculos sempre que precisam de utilizar um computador”, explica um dos responsáveis pelo projeto, Brian Barsky.

A invenção consiste numa tela de ampliação de imagem que é colocada entre duas camadas de plástico transparente no visor, para aumentar a nitidez das imagens. Para qualquer outro leitor, as imagens aparecem desfocadas.

Para os investigadores, a invenção será capaz de mudar a vida destas pessoas, motive pelo qual se sentem apaixonados pelo seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário