segunda-feira, 14 de julho de 2014

'Gadget' em forma de anel ajuda invisuais a ler

O FingerReader é um pequeno ‘gadget’ que traduz para áudiopalavras escritas. O aparelho tem a forma de um anel que se coloca no dedo e faz um ‘scan’ dos textos transformando-os em som. O equipamento foi desenvolvido por uma equipa de investigadores do MIT e poderá representar uma importante ajuda para pessoas invisuais. 

Basta colocar o anel no dedo e deslizar pelas páginas. Simultaneamente, o equipamento faz a tradução do texto adicionando informações úteis que indicam quando acaba a linha ou quando começa uma linha nova. Além disso, o FingerReader alerta o leitor quando este se afasta da linha de texto, para que não afete o processo de ‘scan’.

De acordo com um comunicado de imprensa da equipa do Massachusetts Institute of Technology (MIT, nos EUA) que desenvolveu o aparelho, qualquer pessoa invisual pode usar de uma forma muito simples este ‘gadget’. “É possível ler qualquer tipo de texto - cartões de visita, menus de restaurantes – basta para isso apontar o dedo para a superfície onde as palavras estão escritas”, lê-se do site oficial do projeto.

Clique aqui para ver um vídeo que demonstra o funcionamento do FingerReader sobre diversas superfícies, desde folhas de papel a 'tablets'

Sem comentários:

Enviar um comentário